Adaptação:aula-passeio pelos espaços da escola
Image and video hosting by TinyPic
Adaptação:aula-passeio pelos espaços da escola
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os diversos ambientes da escola, as pessoas que lá trabalham e suas funções;
Comparar os ambientes da escola com os ambientes e funções de sua casa.
Duração das atividades
3 momentos de mais ou menos 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
conversa sobre as pessoas que trabalham na escola e suas funções
Estratégias e recursos da aula
Primeiro momento:
Na roda inicial conversar com as crianças sobre o espaço da sala de aula, quem trabalha nela e o que faz. Perguntar se elas conhecem outros espaços e direcionar a conversa para o espaço da escola. Falar sobre as pessoas que trabalham na escola e suas funções e comparar com a função dos pais. Fazer alguns combinados junto às crianças sobre como fazer as visitas aos demais ambientes como: acompanhar a professora sem se dispersar(sair de perto), pedir licença ao chegar em cada ambiente; perguntar o que as pessoas fazem ali, falar um de cada vez, respeitar a vez do outro falar e ouvir o que o funcionário vai falar. Nesse momento, enquanto o funcionário fala a professora deve fazer anotações sobre o que for falado em cada ambiente visitado para que depois seja retomado na roda com as crianças.
Em seguida fazer uma aula passeio pela escola conhecendo cada ambiente, quem lá trabalha e o que faz.
2º Momento:
Retornando à sala a professora deverá organizar o grupo em forma de círculo para que sejam retomados os conhecimentos adquiridos no passeio aos ambientes visitados e registrar à medida em que as crianças forem falando.
Questões norteadoras;
· Quais os lugares que visitamos na escola?
· Quantos são os lugares que tem na escola com pessoas trabalhando, além da sala de aula? E com a sala? (registrar essa contagem)
. O que fazem as pessoas que trabalham em cada lugar? É igual ao que o papai e mamãe de vocês fazem? Por quê?
· Que lugar da escola vocês mais gostaram?
Enquanto as crianças falam o nome dos lugares que foi visitado a professora deve registrar na lousa em forma de lista ou numa folha de papel grande (madeira, cartolina etc). A escolha do local do registro deve ser feita antes desse momento, ou seja, no planejamento da aula, e o professor deve preparar o material com antecedência. Mesmo que a opção seja a lousa a lista deve ser reproduzida pela professora e afixada no mural de atividades da sala, para que possa ser lido em outros momentos pelo grupo.
3º Momento:
As crianças deverão ir para mesa e fazer o registro individual através do desenho. Nesse momento a professora deve estar atenta as produções das crianças principalmente aquelas que ainda produzem apenas rabiscos, para que possa fazer as interferências significativas permitindo que as crianças avancem.
Avaliação
Com essa atividade é possível a professora perceber como cada criança conseguiu explorar os espaços desse novo ambiente e a relação com os adultos da escola, além de perceber o nível de desenvolvimento da forma de representação da criança.
FONTE:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com
Um comentário:
Oi Tia Lane, obrigada pelo Plano de Aula "Adaptação: aula-passeio pelos espaços da escola", vc nem imagina o quanto me ajudou. Continue assim ajudando a outros colegas a fazer uma educação melhor.Aguardo mais postagens.
Um abraço! Sucesso!
Postar um comentário