segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL 4 ANOS






MOVIMENTO



LINGUAGEM CORPORAL



OBJETIVOS GERAIS

Participar de atividades corporais estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, através de jogos, exercícios, brincadeiras, danças.

Desenvolver a interação com o outro e o grupo, interiorizando e exteriorizando emoções.



CONTEÚDOS

Equilíbrio e coordenação através de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar, etc...

Conhecer e explorar materiais variados de forma individual ou coletiva.

Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam.

ESQUEMA CORPORAL

OBJETIVOS



Conhecer o próprio corpo, suas partes nomeando-as, tomando consciência de que os órgãos do sentido fazem parte de seu corpo, assim como as funções e cuidados e higiene dos mesmos.



CONTEÚDOS



Exploração das diferentes posições do corpo (sentado, deitado, ajoelhado...).

Percepção dos segmentos do corpo.(braço, perna, tronco, cabeça e suas combinações)

Funções vitais do corpo (respirar, correr, pulsar, etc...).

Expressar-se naturalmente por momentos usando o próprio corpo, materiais, objetos, pessoas, coisas da natureza ou fazem imitações.

Desenvolvimento de hábitos salutares, noções de higiene, postura, alimentação, vestuário, ordem e disciplina.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

IDENTIDADE



OBJETIVOS

Saber seu nome, dos colegas e da professora.

Interagir com os outros

Ter respeito pelo outro

Expressar-se através da fala, gestos, adquirir auto-estima.

Conhecer e relatar nomes dos membros da sua família. Sentir-se parte de sua família.

Participar de festas com prazer, conhecendo seu significado.

Valorizar e respeitar o lugar onde moram, bem como a comunidade e demais lugares onde convivem.



CONTEÚDOS

Nome, idade, data do seu aniversário.

Nomes das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem.

Interação social

família

Auto-estima

festas

Ele e os lugares (minha casa, meu bairro, minha cidade).

Ele com a escola (amigos, professores, funcionários).

AUTONOMIA



OBJETIVOS



Independência e confiança em escolhas e ações.

Conhecer, respeitar e utilizar algumas regras elementares de convívio social.

Valorizar e adquirir atitudes de cooperação e solidariedade.

Valorizar e cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.

Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas á higiene.

Apreciar os diferentes tipos de alimentos.

Servir-se e alimentar-se com segurança, prazer e independência.





CONTEÚDOS



regras

cooperação

Espaço/ escolha

Hábitos de higiene

alimentação

MATEMÁTICA

Números e sistema de numeração

Grandezas e medidas

estatística

Jogos e brincadeiras





OBJETIVOS GERAIS



Conhecer os números verbalizá-los e escrevê-los espontaneamente.

Quantificar elementos.

Classificar por atributos solicitados.

Realizar seqüência simples.

Fazer correspondência.

Identificar alguns sólidos e formas geométricas.

Localizar-se e orientar-se no espaço.

Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas.

Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas (grande, pequeno, alto, baixo).

Reconhecer entre semelhança e diferença (cor, tamanho).

Marcação do tempo por meio de calendário.

Exploração e identificação de alguns sólidos e formas geométricas.

Noções de massa (leve/ pesado).

Noções de direção e sentido (para frente/ para trás, para cima/ para baixo).

LÍNGUA PORTUGUESA

Linguagem oral

Escrita da linguagem

Linguagem escrita



OBJETIVOS GERAIS



Usar a linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presente no cotidiano.

Participar de situações de leitura de textos diversos.

Conhecer a função social da escrita, utilizar a escrita espontânea como forma de expressão.

Diferenciar textos falados e texto escrito.

Escrever seu primeiro nome.



CONTEÚDOS

Recados, bilhetes, relatos, negociação, conversação, sinais extra-linguístico (gestos, entonação, expressões faciais), textos orais diversos, conto, reconto, canção, poesia, adivinhas, nome próprio, explicações verbais de jogos, reportagens, notícias.

Contato com letras, escrita espontânea (pseudo-escrita), produção e leitura de textos coletivos, posição e organização do caderno.

Texto falado, texto escrito, reescrita coletiva de textos.

Nome.

Rótulo e embalagens.

Correspondência.

Receitas.

Jornal.

parlendas/ poesias e adivinhas.

textos literários

MÚSICA

Linguagem sonora



OBJETIVO GERAL



Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo



CONTEÚDO



Exploração, expressão e produção do silêncio e de som com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos.

Interpretação de músicas e canções diversas.

Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos

ARTES VISUAIS

ARTES



OBJETIVO GERAL



Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas e expressão artística.

Utilizar diversos materias gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Interessar-se pelas próprias produções pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.




















fonte:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com

Um comentário:

mari disse...

vc tá de parabéns. eu estava a procura deste seu trabalho.
não desista nunca