"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
PLANEJAMENTO ANUAL 4 ANOS
MOVIMENTO
LINGUAGEM CORPORAL
OBJETIVOS GERAIS
Participar de atividades corporais estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, através de jogos, exercícios, brincadeiras, danças.
Desenvolver a interação com o outro e o grupo, interiorizando e exteriorizando emoções.
CONTEÚDOS
Equilíbrio e coordenação através de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar, etc...
Conhecer e explorar materiais variados de forma individual ou coletiva.
Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam.
ESQUEMA CORPORAL
OBJETIVOS
Conhecer o próprio corpo, suas partes nomeando-as, tomando consciência de que os órgãos do sentido fazem parte de seu corpo, assim como as funções e cuidados e higiene dos mesmos.
CONTEÚDOS
Exploração das diferentes posições do corpo (sentado, deitado, ajoelhado...).
Percepção dos segmentos do corpo.(braço, perna, tronco, cabeça e suas combinações)
Funções vitais do corpo (respirar, correr, pulsar, etc...).
Expressar-se naturalmente por momentos usando o próprio corpo, materiais, objetos, pessoas, coisas da natureza ou fazem imitações.
Desenvolvimento de hábitos salutares, noções de higiene, postura, alimentação, vestuário, ordem e disciplina.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
IDENTIDADE
OBJETIVOS
Saber seu nome, dos colegas e da professora.
Interagir com os outros
Ter respeito pelo outro
Expressar-se através da fala, gestos, adquirir auto-estima.
Conhecer e relatar nomes dos membros da sua família. Sentir-se parte de sua família.
Participar de festas com prazer, conhecendo seu significado.
Valorizar e respeitar o lugar onde moram, bem como a comunidade e demais lugares onde convivem.
CONTEÚDOS
Nome, idade, data do seu aniversário.
Nomes das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem.
Interação social
família
Auto-estima
festas
Ele e os lugares (minha casa, meu bairro, minha cidade).
Ele com a escola (amigos, professores, funcionários).
AUTONOMIA
OBJETIVOS
Independência e confiança em escolhas e ações.
Conhecer, respeitar e utilizar algumas regras elementares de convívio social.
Valorizar e adquirir atitudes de cooperação e solidariedade.
Valorizar e cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas á higiene.
Apreciar os diferentes tipos de alimentos.
Servir-se e alimentar-se com segurança, prazer e independência.
CONTEÚDOS
regras
cooperação
Espaço/ escolha
Hábitos de higiene
alimentação
MATEMÁTICA
Números e sistema de numeração
Grandezas e medidas
estatística
Jogos e brincadeiras
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer os números verbalizá-los e escrevê-los espontaneamente.
Quantificar elementos.
Classificar por atributos solicitados.
Realizar seqüência simples.
Fazer correspondência.
Identificar alguns sólidos e formas geométricas.
Localizar-se e orientar-se no espaço.
Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas.
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas (grande, pequeno, alto, baixo).
Reconhecer entre semelhança e diferença (cor, tamanho).
Marcação do tempo por meio de calendário.
Exploração e identificação de alguns sólidos e formas geométricas.
Noções de massa (leve/ pesado).
Noções de direção e sentido (para frente/ para trás, para cima/ para baixo).
LÍNGUA PORTUGUESA
Linguagem oral
Escrita da linguagem
Linguagem escrita
OBJETIVOS GERAIS
Usar a linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presente no cotidiano.
Participar de situações de leitura de textos diversos.
Conhecer a função social da escrita, utilizar a escrita espontânea como forma de expressão.
Diferenciar textos falados e texto escrito.
Escrever seu primeiro nome.
CONTEÚDOS
Recados, bilhetes, relatos, negociação, conversação, sinais extra-linguístico (gestos, entonação, expressões faciais), textos orais diversos, conto, reconto, canção, poesia, adivinhas, nome próprio, explicações verbais de jogos, reportagens, notícias.
Contato com letras, escrita espontânea (pseudo-escrita), produção e leitura de textos coletivos, posição e organização do caderno.
Texto falado, texto escrito, reescrita coletiva de textos.
Nome.
Rótulo e embalagens.
Correspondência.
Receitas.
Jornal.
parlendas/ poesias e adivinhas.
textos literários
MÚSICA
Linguagem sonora
OBJETIVO GERAL
Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo
CONTEÚDO
Exploração, expressão e produção do silêncio e de som com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos.
Interpretação de músicas e canções diversas.
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
ARTES VISUAIS
ARTES
OBJETIVO GERAL
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas e expressão artística.
Utilizar diversos materias gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Interessar-se pelas próprias produções pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.
fonte:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
vc tá de parabéns. eu estava a procura deste seu trabalho.
não desista nunca
Postar um comentário