segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sugestão de avaliação




Sugestão de avaliação
Durante o segundo e terceiro trimestre _________ (nome da criança), apresentou um desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo significativo. Já aceita sem intervenções trabalhar em grupo e dividir o material de uso coletivo com os colegas, bem como continua frequente e assíduo as aulas. Já se expressa com mais desenvoltura durante a roda, expõe seu ponto de vista e relata suas experiências. Continua respeitando os combinados e regras da turma. Na oralidade expõe seu ponto de vista não mais com tanta paciência para esperar sua vez de falar e ouvir os colegas. Durante o momento da leitura mostra-se envolvido e participativo evidenciando opiniões coerentes e pertinentes quanto à discussão da leitura, além de sempre trazer livros de contos de casa para socializar com a turma. Está mais participativo durante o faz de conta.


No que concerne a linguagem escrita consegue escrever seu nome e sobrenome sem o auxilio do crachá, utiliza algumas letras cursivas e já conhece todas as letras do alfabeto. Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo, atribui valor sonoro a letra- características que evidenciam a hipótese silábica de escrita.

Na linguagem matemática continua realizando representações dos números de maneira convencional, ou seja, não escreve o número espelhado, ou confunde com letras; utiliza estratégias de cálculo mental. Identifica os números até 15 fazendo relação número e quantidade. Quando trabalhamos com o tema: As cobras foi percebido interação e participação durante as discussões e atividades desenvolvidas. Essa pesquisa possibilitou o desenvolvimento de habilidades, tais como: confecção de dobraduras, leituras, realização de pesquisa, releituras de histórias, desenvolvimento de brincadeiras, trabalhos de arte, construção de textos coletivos e listas de palavras. Identifica as partes do corpo e suas funções, os membros de sua família; demonstra atitudes de autonomia quando mantêm o ambiente da sala de aula organizado, realização de atividades de sala e na organização do seu material. Não apresenta tantas dificuldades quanto à contagem cronológica de tempo, já não confunde o ontem com o hoje e nem os dias da semana.

O seu desenho avançou encontrando-se na transição do realismo gorado para a fase do realismo intelectual, uma vez que está bem detalhista, por exemplo: quando desenha uma pessoa tem a preocupação de está colocando as partes do corpo como cabeça, tronco e membros, a quantidade de dedos da mão, cabelo e etc; utiliza as cores com bastante coerência preenchendo os espaços e adequando as cores ao que foi desenhado, quando incentivado a fazer releituras de obras é cuidadoso e busca trazer elementos no seu trabalho da obra original. Durante o vídeo ele é bastante concentrado, nos momentos com os materiais de psicomotricidade fica bastante envolvido. No parque corre, pula e brinca na caixa de areia e está sempre interagindo com os colegas da sala.

Sua família participa ativamente de seu cotidiano no CMEI (escola). Estão sempre presentes nas reuniões de pais e se interessam em saber sobre seu comportamento, atividades realizadas e vivências durante as aulas. Apreciam e dão muita importância aos trabalhos produzidos pela criança como nas exposições que são feitas pela escola e apresentações. Além desses pontos é preciso no âmbito escolar promover atividades que permitam o aluno avançar no sentido da escrita e da leitura.


FONTE:http://educarecuidarcomtiasonia.blogspot.com/

Nenhum comentário: