segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Avaliação na educação infantil


A avaliação na Educação Infantil passo a passo






• Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é

fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão

influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.



• O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no

acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.



• Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil,

como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É

necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados",

seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e

transformação para o trabalho.



• Nesse processo, todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem, sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.



• Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo,

nos espaços de educação infantil:

Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.

Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos

importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente

importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar

coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz

contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.





Observações e registros sistemáticos.

Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.

É real que, no dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar

informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a

privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.



Utilização de diversos instrumentos de registro.

Para darmos espaço à variada expressão infantil, podem-se utilizados como

instrumentos de registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e

portfólios.

O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí

seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu

desenvolvimento.

Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter

como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento

constituído acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o

dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição.



Construção de um olhar global sobre a criança

A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental

buscar novos olhares:

- Recolhendo outras visões sobre ela.

- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche.

- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.

- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança

comportar-se de determinada forma na escola/creche.

- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.



Modelo enviado por uma amiga

:

Hábitos e Atitudes:




Está sempre atento na sala de aula

Relaciona-se bem com os colegas e professores.

Ouve com atenção e espera a sua vez de falar.

Faz a tarefa com capricho e é pontual na sua entrega

Porta-se no momento da merenda e higiene.

Colabora com a limpeza da sala de aula.

É cuidadoso com o material escolar.

Confia nas tarefas que realiza.

Comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.

A conversa está interferindo no rendimento.

Reparte os brinquedos com os colegas



Linguagem:



Entende bem o que lhe é falado.

Expressa-se com clareza.

Articula bem as palavras.

É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e teatrais.

Dialoga sobre suas vivências espontaneamente.

Na hora da história, está disposto a ouvir e participar.



Desenvolvimento Cognitivo:



Apresenta bom raciocínio matemático.

Tem facilidade em compreender as noções matemáticas.

Compõe quebra-cabeça.

Consegue concentrar-se na realização das atividades.

Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos.

É responsável na execução das atividades.



Desenvolvimento Psicomotor:



Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...).

Quando modela cria formas diferentes.

Apresenta boa motricidade fina (recortar, pintar, colar...).

Tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.

Orienta-se bem no espaço e tempo.



o modelo vem em forma de tabela onde marca S(sim) N(nao) AS(As vezes) a cada bimenstre, de acordo com o desenvolvimento das crianças




fonte:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com

Nenhum comentário: