sábado, 21 de fevereiro de 2009



PLANEJAMENTO ANUAL ALFABETIZAÇÃO (6 à 7 anos)
LINGUA PORTUGUESAOBJETIVOS Falar e expressarØ desejos, sentimentos, novidades, idéias, fatos da vida cotidiana. RecontarØ e interpretar histórias, aproximando-se das características da história original. Reproduzir jogos verbais como: trava-línguas, adivinhações,Ø quadrinhas, poemas e canções. Reconhecer o próprio nome dentro do conjuntoØ de nomes do grupo, como também o dos colegas. Ler gravuras e textos deØ forma não convencional e posteriormente de forma convencional. Manusear eØ observar livros, revistas, jornais, etc. Ouvir e comentar uma diversidadeØ de textos. Escrever o próprio nome e diversas palavras.Ø DiferenciarØ letra bastão de letra cursiva (maiúscula e minúscula). Produzir pequenosØ textos individuais e/ou coletivos (oral e escrito). Reescrever históriasØ contadas pelo professor.
CONTEÚDOS
Linguagem oralØ Práticas de leituraØ PráticasØ de escritaESTRATÉGIAS Hora da novidade;Ø Músicas;ØØ Histórias recontadas e interpretadas pelas crianças; Jogos verbais:Ø quadrinhas, poemas e canções. Discussão de filmes;Ø Brincadeiras como:Ø “ show de calouros”, complementação de músicas; Listar de nomes dos alunosØ em ordem alfabética; Confecção de crachás com nome do aluno e leitura doØ próprio nome; Escrita do próprio nome e de outras palavrasØ Uso doØ alfabeto móvel e fixo (letra bastão e cursiva); Jogos de leitura eØ escrita; Brincadeiras como: forca, caça-palavras, etc;ØØ Palavras-chave; Ditado;Ø
Atividades mimeografadas envolvendo junções das sílabas jáØ estudadas; Atividades no caderno;Ø Recorte e colagem de palavras;ØØ Uso da cartilha; Produção de pequenos textos;Ø Mural com rótulos eØ propagandas; Uso do caderno de leitura;Ø Caixinha de leitura;ØØ Jogos e histórias envolvendo o segredo da leitura.AVALIAÇÃO AØ avaliação será feita através de: relatórios do professor.§ Observação§ do desenvolvimento do aluno quanto à: participação, atenção e interesse na socialização das atividades em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe
MATEMÁTICA
OBJETIVOS Contar quantidades oralmente em brincadeiras,Ø jogos e cotidiano. Calcular com materiais concretos situações problemaØ vivenciadas em sala de aula. Manusear sucatas para contagem simples eØ operações de adição e subtração. Perceber a proximidade entre número eØ quantidade. Manusear jogos de dominó e numeral (representação).ØØ Escrever o nome dos numerais. Registrar quantidades através de linguagemØ oral, notação numérica e registros não convencionais. Conhecer noções deØ medidas de comprimento, peso, volume através da utilização de unidades convencionais e não convencionais. Marcar o tempo por meio doØ calendário. Conhecer os objetos utilizados para medidas (litro, fitaØ métrica, balança, relógio, etc.) Manusear o dinheiro em brincadeiras e noØ dia a dia. Reconhecer as formas geométricas em figuras e objetos.Ø
CONTEÚDOS Números e sistema de numeraçãoØ GrandezasØ e medidas Espaço e formaØESTRATÉGIAS Jogos deØ esconde-esconde e pega-pega; Brincadeiras e músicas que incluem diferentesØ tipos de contagem; Contagem de objetos concretos;Ø AtividadesØ mimeografadas; Atividades no caderno;Ø Formação de conjuntos comØ materiais concretos como: tampinhas, botões, palitos. Escrita e ordenaçãoØ de numerais; Observação de numerais no cotidiano: placas, televisão,Ø telefone, revistas, etc. Dominó;Ø Situações problema (adição eØ subtração), resolvidas com manuseio de material concreto e sucata; Uso doØ Q.V.L.; Desenho do tempo utilizando as noções de ontem, hoje e amanhã;ØØ Brincadeiras envolvendo as percepções de maior/menor, muito/pouco, curto/longo, direita/esquerda, frente/trás, grosso/fino, etc. Uso do cartaz do tempo eØ temperatura. Confecção de maquetes e brinquØedos com uso de sucatas;Ø Desenhos de percursos (casa para escola, escola para a igreja, etc.);Ø Desenho livre; Jogos e brincadeiras utilizando sólidos geométricos e blocosØ lógicos. Criação de figuras a partir das formas geométricas.Ø
AVALIAÇÃO
Será feita através de: relatório do professor, observação doØ desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção e interesse na realização das em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe

CIÊNCIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVOS Perceber que é integrante de um grupo social,Ø que tem direitos e deveres. Conhecer o corpo, suas partes, funções e aØ higiene com o mesmo. Identificar os limites do seu corpo.Ø Distinguir aØ família ( membros e funções ). Valorizar a família como peça fundamentalØ para a formação social. Conhecer o ambiente escolar e descrever asØ dependências, bem com as respectivas funções das pessoas que ali trabalham.Ø Participar de atividades em grupo, eventos da escola (passeio, festas, etc. ) Perceber que faz parte de um grupo, que é importante e capaz de realizarØ alguma coisa de acordo com seu interesse e capacidade. ConfeccionarØ dobraduras de animais e plantas. Cuidar e preservar animais e plantas.ØØ Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.Ø Plantar árvores com objetivo de preservação. Manipular massinhas,Ø brinquedos e sucatas. Participar de diferentes atividades envolvendo aØ observação e pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.Ø Identificar a água como peça fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Explorar os sons à sua volta como forma de interação e conhecimentoØ do mundo. Valorizar e apreciar as próprias produções e dos colegas.ØØ Expressar através de desenhos os sentimentos e as emoções
CONTEÚDOS
Corpo ( partes do corpo, funções, cuidados, história doØ próprio nome ). A Família ( importância, membros, função ).Ø A Escola (Ø função, importância, componentes ambiente escolar ). Movimento (Ø expressividade, equilíbrio, coordenação ). Música ( o fazer musical,Ø apreciação musical, dramatização musical ). Artes visuais ( o fazerØ artístico, apreciação por artes visuais, interpretação oral de desenhos e pinturas, exposição de produções artísticas ). Organização Social.Ø AØ Natureza ( lugares e paisagens ). Fenômenos da Natureza.Ø A Água (Ø função, importância ). Os Seres Vivos ( pessoas, plantas e animais ).Ø
ESTRATÉGIAS
Recorte e colagem.Ø Conversa informal sobre higiene eØ prática dos hábitos. Confecção de cartazes e murais ( Amigos da HigieneØ ). Observação do próprio corpo e do colega, nomeando suas partes eØ funções. Desenho da figura humana.Ø Modelagem do corpo do colegas.ØØ Montagem de quebra-cabeça. Modelagem com massinha.Ø Músicas de esquemaØ corporal. Atividades mimeografadas.Ø Conversa informal sobre meioØ ambiente. Observação e contato com animais e plantas.Ø Bingo deØ animais. Experiência com grão de feijão.Ø Plantio de pequenosØ vegetais. Dramatização de histórias e músicas de pequenos animais eØ plantas. Exposição de trabalhos.Ø Observação direta de fenômenosØ naturais como: chuva, vento, sol, arco-íris e indireta através de gravuras, vídeos, jornais, revistas. Desenho de fenômenos naturais.Ø DiscussãoØ sobre a família, seus membros, as profissões, atitudes ). Entrevista com aØ Família. Desenho livre.Ø Montagem de mural com figuras de Família.ØØ Confecção de cartazes relacionados à Família. Dramatização sobre asØ profissões. Teatrinho com personagens: pai/mãe/irmãos.Ø Excursão pelasØ dependências da Escola. Construção de mapa e maquete da EscolaØ EscritaØ dos nomes das dependências da escola. Músicas que envolvam as partes doØ corpo seguidos de movimentos como: flutuar como nuvem, voar como passarinho, etc. Competições ( jogos e regras )Ø Brincadeiras: ovo choco, pularØ corda, cantigas de roda, amarelinha, etc. Atividades dirigidas : passarØ bastões, linhas desenhadas, jogar bola, petecas, etc. Confecção e manuseioØ de instrumentos musicais. Imitação de sons variados.Ø Jogos eØ brincadeiras musicais. Desenhos e pinturas com auxílio de lápis de cor,Ø canetinha, giz de cera, tinta guache, etc. Recortes e colagens utilizando:Ø grãos, lã, algodão, tecido, palitos, etc. Reprodução de histórias contadasØ pelo professor.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pelo professor através de relatório eØ observação do desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção, interesse nas atividades em sala de aula, em grupo ou extra-classe. Preenchimento deØ fichas

Nenhum comentário: