ATIVIDADE DE ESCRITA
PRODUÇÃO DE VERSÕES PARA UMA PARLENDA
OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?* Refletir sobre a escrita e sobre suas hipóteses.* Ampliar sua capacidade de tomar decisões sobre a escrita.
PLANEJAMENTO* Quando realizar? Ao longo do bimestre, toda semana, enquanto houver alunos com hipóteses pré-silábicas e silábicas na turma.* Como organizar o grupo? Em duplas ou individualmente.* Quais materiais serão necessários? Folha avulsa ou caderno.
* Duração: cerca de 40 minutos.
ENCAMINHAMENTO* Recupere o repertório de parlendas da classe
* Selecione uma parlenda adequada para fazer a proposta.* Entregue uma folha mimeografada com uma parlenda para ser lida pelo grupo em coro, por alunos individualmente e por você.* Explore a parlenda quanto ao seu tema, suas rimas, forma e sentido.* Proponha que oralmente criem uma outra parlenda inspirada na parlenda lida.* Peça que alguns alunos declamem o que inventaram.* Avalie, com os alunos, quais parlendas mantiveram as características da original quanto ao ritmo, rimas e sentido.* Organize as duplas de trabalho previamente pensadas por você.* Peça que escrevam a nova versão para a parlenda.* Circule pelas duplas para ajudar, problematizar, perguntar, informar, de forma que suas intervenções considerem as necessidades de avanço de cada dupla, contribuam para que pensem sobre as escolhas e decisões que tomaram mesmo quando acertadas e assim avancem em relação à construção do sistema de escrita.* Compartilhe as parlendas produzidas.
Intervenções do professor quanto ao acompanhamento das duplas:
Algumas dicas importantes para você:* Verifique se todos compreenderam o que foi proposto.* Organize as duplas de acordo com seus instrumentos de sondagem.* Circule pela sala durante a realização da atividade para verificar quais são as questões que os alunos estão se colocando.
* E quando os alunos com escrita alfabética tiverem dúvidas em relação à ortografia, pode-se indicar o uso do dicionário, a consulta de uma lista de palavras que não podem mais errar, organizada por eles mesmos com a sua ajuda, ou a observação de como estão escritas em um determinado texto.* Como nem sempre é possível acompanhar de perto todas as duplas ou grupos com intervenções mais intencionais, é fundamental que você organize um registro em que anote quais alunos pôde acompanhar no dia, mantendo um controle que lhe permita progressivamente intervir junto a todos.
O QUE MAIS FAZER?
Para atender os alunos não alfabéticos você pode propor algumas variações que permitam que a atividade seja difícil, mas possível, de modo que eles avancem porque têm decisões a tomar. Uma possibilidade é entregar alguns títulos de parlendas que são do repertório das crianças e pedir que localizem a parlenda X. O importante é perceber que é preciso criar as condições para que todos possam realizar a atividade. A dupla de trabalho e as suas intervenções são muito importantes para garantir a ajuda necessária para a realização da tarefa e provocar reflexões sobre a escrita alfabética.* Faça um varal com as diferentes versões escritas pelos alunos.* Produza um livreto com o texto original e as versões para serem lidas em casa.* Promova uma apresentação das versões mais divertidas escolhidas pelo grupo.
** FONTE: GUIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (TOF) - VOL. 2 - SMESP **
PRODUÇÃO DE VERSÕES PARA UMA PARLENDA
OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?* Refletir sobre a escrita e sobre suas hipóteses.* Ampliar sua capacidade de tomar decisões sobre a escrita.
PLANEJAMENTO* Quando realizar? Ao longo do bimestre, toda semana, enquanto houver alunos com hipóteses pré-silábicas e silábicas na turma.* Como organizar o grupo? Em duplas ou individualmente.* Quais materiais serão necessários? Folha avulsa ou caderno.
* Duração: cerca de 40 minutos.
ENCAMINHAMENTO* Recupere o repertório de parlendas da classe
* Selecione uma parlenda adequada para fazer a proposta.* Entregue uma folha mimeografada com uma parlenda para ser lida pelo grupo em coro, por alunos individualmente e por você.* Explore a parlenda quanto ao seu tema, suas rimas, forma e sentido.* Proponha que oralmente criem uma outra parlenda inspirada na parlenda lida.* Peça que alguns alunos declamem o que inventaram.* Avalie, com os alunos, quais parlendas mantiveram as características da original quanto ao ritmo, rimas e sentido.* Organize as duplas de trabalho previamente pensadas por você.* Peça que escrevam a nova versão para a parlenda.* Circule pelas duplas para ajudar, problematizar, perguntar, informar, de forma que suas intervenções considerem as necessidades de avanço de cada dupla, contribuam para que pensem sobre as escolhas e decisões que tomaram mesmo quando acertadas e assim avancem em relação à construção do sistema de escrita.* Compartilhe as parlendas produzidas.
Intervenções do professor quanto ao acompanhamento das duplas:
Algumas dicas importantes para você:* Verifique se todos compreenderam o que foi proposto.* Organize as duplas de acordo com seus instrumentos de sondagem.* Circule pela sala durante a realização da atividade para verificar quais são as questões que os alunos estão se colocando.
* E quando os alunos com escrita alfabética tiverem dúvidas em relação à ortografia, pode-se indicar o uso do dicionário, a consulta de uma lista de palavras que não podem mais errar, organizada por eles mesmos com a sua ajuda, ou a observação de como estão escritas em um determinado texto.* Como nem sempre é possível acompanhar de perto todas as duplas ou grupos com intervenções mais intencionais, é fundamental que você organize um registro em que anote quais alunos pôde acompanhar no dia, mantendo um controle que lhe permita progressivamente intervir junto a todos.
O QUE MAIS FAZER?
Para atender os alunos não alfabéticos você pode propor algumas variações que permitam que a atividade seja difícil, mas possível, de modo que eles avancem porque têm decisões a tomar. Uma possibilidade é entregar alguns títulos de parlendas que são do repertório das crianças e pedir que localizem a parlenda X. O importante é perceber que é preciso criar as condições para que todos possam realizar a atividade. A dupla de trabalho e as suas intervenções são muito importantes para garantir a ajuda necessária para a realização da tarefa e provocar reflexões sobre a escrita alfabética.* Faça um varal com as diferentes versões escritas pelos alunos.* Produza um livreto com o texto original e as versões para serem lidas em casa.* Promova uma apresentação das versões mais divertidas escolhidas pelo grupo.
** FONTE: GUIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (TOF) - VOL. 2 - SMESP **
Nenhum comentário:
Postar um comentário