sábado, 21 de fevereiro de 2009


HABILIDADES MOTORAS
SENTAR
Capacidade de manter-se sentado ereto, em posição normal sem apoio.
ANDAR
Com a cabeça erguida e ombros para trás, ser capaz de caminhar, ereto, em linha reta, de maneira coordenada e sem apoio.
CORRER
Qualquer atividade de locomoção mais rápida do que andar ou arrastar-se.
ARREMESSAR
Lançar objetos com um grau razoável de precisão e força.
PULAR
Lançar o corpo no ar, com um movimento de extensão das pernas. Aterrisar sobre os dois pés, com as pernas flexionadas, ou ainda pular para cima ou para baixo, ou saltar de um objeto, pular com um pé só, ou transpor obstáculos simples sem cair.
DANÇAR
Capacidade de executar movimentos corporais rítmicos, de maneira coordenada.
MOVIMENTOS E RESISTÊNCIA
Capacidade de utilizar os músculos esqueléticos para realizar movimentos e tarefas físicas.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Capacidades de realizar e dominar os movimentos da mão e dos dedos, como realizar pressão digital, preensão digito palmar, preensão em pinça, etc.
COORDENAÇÃO VISO-MOTORA
Capacidade de coordenar a musculatura com o ato de olhar, do tipo que é exigida em tarefas como recortar, escrever, etc.

HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
AUTO-IDENTIFICAÇÃO
Capacidade de identificar a si próprio quando chamado pelo nome, em fotografia e ou espelho.
LOCALIZAÇÃO DE PARTES DO CORPO
Capacidade de localizar partes do próprio corpo.
ABSTRAÇÃO DO CORPO
Capacidade de reconhecer e generalizar o conhecimento do corpo e as localizações de partes do corpo em outras pessoas ou figuras.
EQUILÍBRIO
Capacidade de manter o equilíbrio motor geral e ou fino.
RÍTMO
Capacidade de perceber e reproduzir estruturas rítmicas simples e ou complexas.
AGILIDADE
Capacidade de reações rápidas e de destreza; de compreender, atender e organizar-se adequadamente à atribuições dentro de uma previsão de tempo.
EXPRESSÃO CORPORAL
Capacidade de expressar corporalmente diferentes estados de ânimo (alegria, tristeza, cansaço, etc); ou situações, ou animais.
LATERALIDADE
Capacidade de estabelecer dominância homolateral de mão, olho e pé.
PRECEPÇÃO ESPACIAL
ORGANIZAÇÃO CORPO NO ESPAÇO
Capacidade de movimentar o próprio corpo de forma integrada, em volta de objetos no espaço e passando por eles.
SENTIDO DE DIREÇÃO
Capacidade de distinguir em cima, em baixo, em frente e atrás, do lado, no meio, longe e perto.
CONCEITOS
DIREITA E ESQUERDA
Capacidade de discriminar partes esquerda e direita de seu próprio corpo e do corpo de outras pessoas, em relação a objetos e lugares.
DISCRIMINAR FIGURAS GEOMÉTRICAS
Capacidade de identificar e distinguir as figuras geométricas de uma dimensão (linhas reta, horizontal, vertical, cruzada, paralela e curva) e de três dimensões (esfera, cubo, etc.)
DISCRIMINAÇÃO FIGURA-FUNDO
Capacidade de perceber objetos no primeiro plano (como figuras) e no segundo plano (como fundo) e de diferenciá-los significadamente.
PERCEPÇÃO TEMPORAL
ORIENTAÇÃO TEMPORAL
Capacidade de perceber intervalos de tempo e de ter conhecimento dos conceitos de tempo (como: antes-agora-depois, dia-noite, semana, mês, ano, hora, etc).
HABILIDADES SENSÓRIO-PERCEPTIVAS
ACUIDADE VISUAL
Capacidade de ver e diferenciar objetos apresentados, com significado e precisão; como discriminar cores, identificar semelhanças e diferenças, etc.
ACUIDADE AUDITIVA
Capacidade de captar e diferenciar estímulos auditivos. Discriminar intensidade e localizar de onde vem o som.
DISCRIMINAÇÃO TÁTIL
Capacidade de identificar objetos, texturas e temperatura tocando.
ATENÇÃO
Capacidade de selecionar os estímulos e se ater a eles, como atenção seletiva, ou dirigida a objetos e ou pessoa.
HABILIDADES MNEMÔNICAS
MEMÓRIA VISUAL
Capacidade de recordar com precisão, experiências visuais anteriores.
MEMÓRIA AUDITIVA
Capacidade de reter e recordar informações auditivas; como relatar histórias com as próprias palavras, reproduzir sons de animais, etc.
MEMÓRIA SEQUÊNCIA AUDITIVA
Capacidade de recordar e reproduzir informações auditivas anteriores, na seqüência correta e em detalhes.
MEMÓRIA VISO-MOTORA
Capacidade de reproduzir de forma motora experiências visuais anteriores.
HABILIDADES CONCEITUAIS
CONCEITOS QUANTITATIVOS
Capacidade de compreender e utilizar correspondência unívoca, contar com sentido, associar símbolos numéricos auditivos com visuais, e o símbolo numérico com a quantidade.
CLASSIFICAÇÃO
Capacidade de identificar, generalizar e discriminar por classe, estabelecendo relações lógicas.
HABILIDADES SÓCIO AFETIVAS
VERBALIZAÇÃO
Capacidade de compreender ordens e regras, e de expressar verbalmente pensamentos, idéias e sentimentos.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
Capacidade de se relacionar e ser aceito pelos companheiros, mostrar-se membro ativo.
MATURIDADE SOCIAL
Capacidade de assumir responsabilidades pessoais e sociais, demonstrar independência.
MOTIVAÇÃO
Demonstrar e manter o interesse, a curiosidade durante a atividade.



Nenhum comentário: