domingo, 30 de janeiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Adaptação:aula-passeio pelos espaços da escola

Adaptação:aula-passeio pelos espaços da escola
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Adaptação:aula-passeio pelos espaços da escola


Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os diversos ambientes da escola, as pessoas que lá trabalham e suas funções;



Comparar os ambientes da escola com os ambientes e funções de sua casa.



Duração das atividades

3 momentos de mais ou menos 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

conversa sobre as pessoas que trabalham na escola e suas funções





Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:



Na roda inicial conversar com as crianças sobre o espaço da sala de aula, quem trabalha nela e o que faz. Perguntar se elas conhecem outros espaços e direcionar a conversa para o espaço da escola. Falar sobre as pessoas que trabalham na escola e suas funções e comparar com a função dos pais. Fazer alguns combinados junto às crianças sobre como fazer as visitas aos demais ambientes como: acompanhar a professora sem se dispersar(sair de perto), pedir licença ao chegar em cada ambiente; perguntar o que as pessoas fazem ali, falar um de cada vez, respeitar a vez do outro falar e ouvir o que o funcionário vai falar. Nesse momento, enquanto o funcionário fala a professora deve fazer anotações sobre o que for falado em cada ambiente visitado para que depois seja retomado na roda com as crianças.



Em seguida fazer uma aula passeio pela escola conhecendo cada ambiente, quem lá trabalha e o que faz.

2º Momento:




Retornando à sala a professora deverá organizar o grupo em forma de círculo para que sejam retomados os conhecimentos adquiridos no passeio aos ambientes visitados e registrar à medida em que as crianças forem falando.



Questões norteadoras;



· Quais os lugares que visitamos na escola?



· Quantos são os lugares que tem na escola com pessoas trabalhando, além da sala de aula? E com a sala? (registrar essa contagem)

. O que fazem as pessoas que trabalham em cada lugar? É igual ao que o papai e mamãe de vocês fazem? Por quê?

· Que lugar da escola vocês mais gostaram?



Enquanto as crianças falam o nome dos lugares que foi visitado a professora deve registrar na lousa em forma de lista ou numa folha de papel grande (madeira, cartolina etc). A escolha do local do registro deve ser feita antes desse momento, ou seja, no planejamento da aula, e o professor deve preparar o material com antecedência. Mesmo que a opção seja a lousa a lista deve ser reproduzida pela professora e afixada no mural de atividades da sala, para que possa ser lido em outros momentos pelo grupo.



3º Momento:



As crianças deverão ir para mesa e fazer o registro individual através do desenho. Nesse momento a professora deve estar atenta as produções das crianças principalmente aquelas que ainda produzem apenas rabiscos, para que possa fazer as interferências significativas permitindo que as crianças avancem.



Avaliação

Com essa atividade é possível a professora perceber como cada criança conseguiu explorar os espaços desse novo ambiente e a relação com os adultos da escola, além de perceber o nível de desenvolvimento da forma de representação da criança.



FONTE:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com

PLANEJAMENTO MATERNAL I E II.





Planejamento Maternal I e II


Maternal I

OBJETIVO

1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...

2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.

3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.

4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.

5. Identificação do nome próprio.

6. Identificação das letras do nome próprio.

7. Identificação das vogais.

CONTEÚDO

1. Coordenação Motora Ampla.

2. Coordenação Motora Fina.

3. Discriminação Auditiva e Visual.

4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).

5. Estudo do nome próprio.

6. Estudo das letras do nome próprio.

7. Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA

1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.

2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).

3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.

4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.

5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.

6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.

7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.

O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES:



CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.

• Egocentrismo.

• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

• Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).

• Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).

• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

• Brincadeiras sem regras.

• Brincadeiras com poucas regras simples.

• Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).

• Estimulação e motivação.

• Atividades lúdicas.

MATEMÁTICA

OBJETIVO

1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.

2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.

3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.

4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.

5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.

6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.

7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO

1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.

2. Conceito de lateralidade.

3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.

4. Coordenação Motora.

5. discriminação audiovisual.

6. Seqüência e seriação.

7. Numeração:

• Números de 1 à 5

• Contagem de 1 à 10

ESTRATÉGIA

1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...

2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.

3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.

4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.

5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.

6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.

7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.

O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES:

Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.

Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.

A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.

A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.

“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.

2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.

3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.

4. Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO

1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

2. Calendário (relação espaço tempo).

3. Família.

4. Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA

1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.

3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.

4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

CIÊNCIAS

OBJETIVO

1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.

2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.

3. Estimulação dos 5 sentidos.

4. Estimular o cuidado com a natureza.

5. Nomear e reconhecer diferentes animais.

6. Discriminação entre liso e áspero.

7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO

1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

2. Esquema corporal.

3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.

4. Horticultura e jardinagem.

5. Animais.

6. Texturas (liso e áspero).

7. Alimentos.

ESTRATÉGIA

1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.

2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.

3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.

4. Plantação de mudas e flores.

5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.

6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.

7. Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ARTES

OBJETIVO

1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

1. Artes: desenho livre e pintura.

2. Sucata.

3. Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

2. Material de sucata e criatividade do professor.

3. Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

3. Permitir que a criança seja independente.

4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7. Mante-la ocupada.

8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.





MATERNAL 2

LINGUAGEM ORAL

OBJETIVO

1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.

2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).

3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.

4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.

5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.

6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.

7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.

8. Identificar e reconhecer as vogais.

9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.

CONTEÚDO

1. Eu (nome, idade, pais e colegas).

2. Coordenação motora.

3. Discriminação auditiva.

4. Discriminação visual.

5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).

6. Histórias e contos.

7. Memorização.

8. Vogais.

9. Nome próprio e letras do nome próprio.

ESTRATÉGIA

1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.

2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.

3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.

4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.

5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.

6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.

7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.

8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.

9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

MATEMÁTICA

OBJETIVO

1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.

2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.

3. Estimular o uso do raciocínio da criança.

4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).

5. Nomear e identificar iguais e diferentes.

CONTEÚDO

1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.

2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.

3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).

4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.

5. Nomear iguais e diferentes.

ESTRATÉGIA

1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.

2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.

3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.

4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.

5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.

2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.

3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.

4. Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO

1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

2. Calendário (relação espaço tempo).

3. Família.

4. Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA

1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.

3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.

4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

CIÊNCIAS

OBJETIVO

1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.

2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.

3. Estimulação dos 5 sentidos.

4. Estimular o cuidado com a natureza.

5. Nomear e reconhecer diferentes animais.

6. Discriminação entre liso e áspero.

7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO

1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

2. Esquema corporal.

3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.

4. Horticultura e jardinagem.

5. Animais.

6. Texturas (liso e áspero).

7. Alimentos.

ESTRATÉGIA

1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.

2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.

3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.

4. Plantação de mudas e flores.

5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.

6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.

7. Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ARTES

OBJETIVO

1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

1. Artes: desenho livre e pintura.

2. Sucata.

3. Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

2. Material de sucata e criatividade do professor.

3. Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

3. Permitir que a criança seja independente.

4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7. Mante-la ocupada.

8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.


planejamentos retirado blog cantinho das sugestões.

ROTEIRO PARA O PLANO DE AULA.




Roteiro para o plano de aula.




O documento de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno e os meios, conteúdos, procedimentos e recursos didáticos que serão utilizados para a sua realização.

Ao planejar as atividades que serão desenvolvidas, a professora precisa ter presente os objetivos que pretende atingir com a atividade. A seleção das atividades é determinada pelos objetivos.

Ao planejar o seu dia escolar e selecionar seus objetivos, a professora deverá observar se está enfatizando igualmente todos os aspectos do desenvolvimento. As atividades deverão ser adequadas ao nível da criança.



Esboço de plano de aula:



>Data:

>Disciplina: conteúdo (especificar o conteúdo a ser tratado na aula)

>Objetivos – os objetivos devem indicar o desempenho esperado que as crianças desenvolvam.

>Desenvolvimento – procedimentos (técnicas ou métdos que serão usados para alcançar os objetivos).

>Registro e aplicação – como será registrado o que foi aprendido e exercícios para a verificação das aprendizagens.

>Material – relação de todo material utilizado no dia.

Sugestão de avaliação




Sugestão de avaliação
Durante o segundo e terceiro trimestre _________ (nome da criança), apresentou um desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo significativo. Já aceita sem intervenções trabalhar em grupo e dividir o material de uso coletivo com os colegas, bem como continua frequente e assíduo as aulas. Já se expressa com mais desenvoltura durante a roda, expõe seu ponto de vista e relata suas experiências. Continua respeitando os combinados e regras da turma. Na oralidade expõe seu ponto de vista não mais com tanta paciência para esperar sua vez de falar e ouvir os colegas. Durante o momento da leitura mostra-se envolvido e participativo evidenciando opiniões coerentes e pertinentes quanto à discussão da leitura, além de sempre trazer livros de contos de casa para socializar com a turma. Está mais participativo durante o faz de conta.


No que concerne a linguagem escrita consegue escrever seu nome e sobrenome sem o auxilio do crachá, utiliza algumas letras cursivas e já conhece todas as letras do alfabeto. Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo, atribui valor sonoro a letra- características que evidenciam a hipótese silábica de escrita.

Na linguagem matemática continua realizando representações dos números de maneira convencional, ou seja, não escreve o número espelhado, ou confunde com letras; utiliza estratégias de cálculo mental. Identifica os números até 15 fazendo relação número e quantidade. Quando trabalhamos com o tema: As cobras foi percebido interação e participação durante as discussões e atividades desenvolvidas. Essa pesquisa possibilitou o desenvolvimento de habilidades, tais como: confecção de dobraduras, leituras, realização de pesquisa, releituras de histórias, desenvolvimento de brincadeiras, trabalhos de arte, construção de textos coletivos e listas de palavras. Identifica as partes do corpo e suas funções, os membros de sua família; demonstra atitudes de autonomia quando mantêm o ambiente da sala de aula organizado, realização de atividades de sala e na organização do seu material. Não apresenta tantas dificuldades quanto à contagem cronológica de tempo, já não confunde o ontem com o hoje e nem os dias da semana.

O seu desenho avançou encontrando-se na transição do realismo gorado para a fase do realismo intelectual, uma vez que está bem detalhista, por exemplo: quando desenha uma pessoa tem a preocupação de está colocando as partes do corpo como cabeça, tronco e membros, a quantidade de dedos da mão, cabelo e etc; utiliza as cores com bastante coerência preenchendo os espaços e adequando as cores ao que foi desenhado, quando incentivado a fazer releituras de obras é cuidadoso e busca trazer elementos no seu trabalho da obra original. Durante o vídeo ele é bastante concentrado, nos momentos com os materiais de psicomotricidade fica bastante envolvido. No parque corre, pula e brinca na caixa de areia e está sempre interagindo com os colegas da sala.

Sua família participa ativamente de seu cotidiano no CMEI (escola). Estão sempre presentes nas reuniões de pais e se interessam em saber sobre seu comportamento, atividades realizadas e vivências durante as aulas. Apreciam e dão muita importância aos trabalhos produzidos pela criança como nas exposições que são feitas pela escola e apresentações. Além desses pontos é preciso no âmbito escolar promover atividades que permitam o aluno avançar no sentido da escrita e da leitura.


FONTE:http://educarecuidarcomtiasonia.blogspot.com/

Sugestões para preenchimento do relatório



Sugestões para preenchimento do relatório




Observações:




É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:



• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;

• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;

• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;

• Deve-se proceder relação com o registro anterior;

• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.



Sugestões para iniciar relatórios



• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...





Desenvolvimento cognitivo



• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.

• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.

• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.

• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.

• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.

• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.

• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.

• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.

• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.

• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.

• Realiza cálculos simples de adição e subtração.

• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.

• É curioso, questiona e busca informações.

• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.

• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.

• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.

• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.

• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)

• Ocasionalmente troca letras

• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;

• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;

• Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos

• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

• Identifica e escreve seu nome completo;

• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

• Apresenta dificuldades ortográficas

• Identifica e escreve seu nome completo

• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve





Participação- convívio social



• Participa com interesse e produtividade.

• Boa participação nas atividades realizadas em sala.

• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.

• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.

• É criativo e comunicativo.

• Coopera com colegas e professora.

• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.

• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.

• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.

• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.

• Aceita sugestões da professora e dos colegas.

• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.

• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;

• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;

• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;

• Colabora na construção de regras;

• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;

• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;



“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”

(Sir Thomas Browne)

• Reconhece as relações entre fala e escrita;

• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;

• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;

• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;

• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;

• Distingue a língua escrita da língua oral;

• Demonstra compreensão do sistema alfabético;

• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;

• Produz frases com lógica;

• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;

• Distingue letras na linguagem oral e escrita;

• Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.

• Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;


PARECER DESCRITIVO




1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA



Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?



Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?



Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?



Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.



Controle esfincteriano resolvido?



Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?



Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?



2. ÁREA PSICOMOTORA



Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.



Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.



Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.



Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.



3. ÁREA COGNITIVA



a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:

Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?



b) Construção da representação:

1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).

2. Escrita:

Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?



c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:

É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?



d) Desenvolvimento perceptivo:

Visão, audição, tato, olfato e paladar.



e) Atenção:

Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.



f) Memória:

Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.

Observações sobre memória visual e auditiva.



g) Experiências lógico-matemáticas:

Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e classificação.

Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.

Encontra soluções para resoluções de problemas?

Reconhece numerais?

Relaciona número e quantidade?







- OUTRAS OBSERVAÇÕES, COMO BRINCADEIRAS PREFERIDAS, DESEMPENHO NAS AULAS EXTRAS, ETC.



- ENCERRAMENTO: SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE A FAMÍLIA POSSA DESEMPENHAR COM A CÇA EM CASA, NAS FÉRIAS, ETC.


fonte: encontrei na net faz muito tempo e não lembro de quem é.

PLANEJAMENTO ANUAL 4 ANOS






MOVIMENTO



LINGUAGEM CORPORAL



OBJETIVOS GERAIS

Participar de atividades corporais estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, através de jogos, exercícios, brincadeiras, danças.

Desenvolver a interação com o outro e o grupo, interiorizando e exteriorizando emoções.



CONTEÚDOS

Equilíbrio e coordenação através de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar, etc...

Conhecer e explorar materiais variados de forma individual ou coletiva.

Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam.

ESQUEMA CORPORAL

OBJETIVOS



Conhecer o próprio corpo, suas partes nomeando-as, tomando consciência de que os órgãos do sentido fazem parte de seu corpo, assim como as funções e cuidados e higiene dos mesmos.



CONTEÚDOS



Exploração das diferentes posições do corpo (sentado, deitado, ajoelhado...).

Percepção dos segmentos do corpo.(braço, perna, tronco, cabeça e suas combinações)

Funções vitais do corpo (respirar, correr, pulsar, etc...).

Expressar-se naturalmente por momentos usando o próprio corpo, materiais, objetos, pessoas, coisas da natureza ou fazem imitações.

Desenvolvimento de hábitos salutares, noções de higiene, postura, alimentação, vestuário, ordem e disciplina.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

IDENTIDADE



OBJETIVOS

Saber seu nome, dos colegas e da professora.

Interagir com os outros

Ter respeito pelo outro

Expressar-se através da fala, gestos, adquirir auto-estima.

Conhecer e relatar nomes dos membros da sua família. Sentir-se parte de sua família.

Participar de festas com prazer, conhecendo seu significado.

Valorizar e respeitar o lugar onde moram, bem como a comunidade e demais lugares onde convivem.



CONTEÚDOS

Nome, idade, data do seu aniversário.

Nomes das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem.

Interação social

família

Auto-estima

festas

Ele e os lugares (minha casa, meu bairro, minha cidade).

Ele com a escola (amigos, professores, funcionários).

AUTONOMIA



OBJETIVOS



Independência e confiança em escolhas e ações.

Conhecer, respeitar e utilizar algumas regras elementares de convívio social.

Valorizar e adquirir atitudes de cooperação e solidariedade.

Valorizar e cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.

Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas á higiene.

Apreciar os diferentes tipos de alimentos.

Servir-se e alimentar-se com segurança, prazer e independência.





CONTEÚDOS



regras

cooperação

Espaço/ escolha

Hábitos de higiene

alimentação

MATEMÁTICA

Números e sistema de numeração

Grandezas e medidas

estatística

Jogos e brincadeiras





OBJETIVOS GERAIS



Conhecer os números verbalizá-los e escrevê-los espontaneamente.

Quantificar elementos.

Classificar por atributos solicitados.

Realizar seqüência simples.

Fazer correspondência.

Identificar alguns sólidos e formas geométricas.

Localizar-se e orientar-se no espaço.

Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas.

Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas (grande, pequeno, alto, baixo).

Reconhecer entre semelhança e diferença (cor, tamanho).

Marcação do tempo por meio de calendário.

Exploração e identificação de alguns sólidos e formas geométricas.

Noções de massa (leve/ pesado).

Noções de direção e sentido (para frente/ para trás, para cima/ para baixo).

LÍNGUA PORTUGUESA

Linguagem oral

Escrita da linguagem

Linguagem escrita



OBJETIVOS GERAIS



Usar a linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presente no cotidiano.

Participar de situações de leitura de textos diversos.

Conhecer a função social da escrita, utilizar a escrita espontânea como forma de expressão.

Diferenciar textos falados e texto escrito.

Escrever seu primeiro nome.



CONTEÚDOS

Recados, bilhetes, relatos, negociação, conversação, sinais extra-linguístico (gestos, entonação, expressões faciais), textos orais diversos, conto, reconto, canção, poesia, adivinhas, nome próprio, explicações verbais de jogos, reportagens, notícias.

Contato com letras, escrita espontânea (pseudo-escrita), produção e leitura de textos coletivos, posição e organização do caderno.

Texto falado, texto escrito, reescrita coletiva de textos.

Nome.

Rótulo e embalagens.

Correspondência.

Receitas.

Jornal.

parlendas/ poesias e adivinhas.

textos literários

MÚSICA

Linguagem sonora



OBJETIVO GERAL



Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo



CONTEÚDO



Exploração, expressão e produção do silêncio e de som com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos.

Interpretação de músicas e canções diversas.

Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos

ARTES VISUAIS

ARTES



OBJETIVO GERAL



Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas e expressão artística.

Utilizar diversos materias gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Interessar-se pelas próprias produções pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.




















fonte:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Avaliação na educação infantil


A avaliação na Educação Infantil passo a passo






• Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é

fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão

influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.



• O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no

acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.



• Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil,

como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É

necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados",

seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e

transformação para o trabalho.



• Nesse processo, todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem, sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.



• Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo,

nos espaços de educação infantil:

Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.

Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos

importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente

importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar

coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz

contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.





Observações e registros sistemáticos.

Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.

É real que, no dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar

informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a

privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.



Utilização de diversos instrumentos de registro.

Para darmos espaço à variada expressão infantil, podem-se utilizados como

instrumentos de registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e

portfólios.

O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí

seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu

desenvolvimento.

Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter

como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento

constituído acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o

dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição.



Construção de um olhar global sobre a criança

A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental

buscar novos olhares:

- Recolhendo outras visões sobre ela.

- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche.

- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.

- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança

comportar-se de determinada forma na escola/creche.

- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.



Modelo enviado por uma amiga

:

Hábitos e Atitudes:




Está sempre atento na sala de aula

Relaciona-se bem com os colegas e professores.

Ouve com atenção e espera a sua vez de falar.

Faz a tarefa com capricho e é pontual na sua entrega

Porta-se no momento da merenda e higiene.

Colabora com a limpeza da sala de aula.

É cuidadoso com o material escolar.

Confia nas tarefas que realiza.

Comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.

A conversa está interferindo no rendimento.

Reparte os brinquedos com os colegas



Linguagem:



Entende bem o que lhe é falado.

Expressa-se com clareza.

Articula bem as palavras.

É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e teatrais.

Dialoga sobre suas vivências espontaneamente.

Na hora da história, está disposto a ouvir e participar.



Desenvolvimento Cognitivo:



Apresenta bom raciocínio matemático.

Tem facilidade em compreender as noções matemáticas.

Compõe quebra-cabeça.

Consegue concentrar-se na realização das atividades.

Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos.

É responsável na execução das atividades.



Desenvolvimento Psicomotor:



Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...).

Quando modela cria formas diferentes.

Apresenta boa motricidade fina (recortar, pintar, colar...).

Tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.

Orienta-se bem no espaço e tempo.



o modelo vem em forma de tabela onde marca S(sim) N(nao) AS(As vezes) a cada bimenstre, de acordo com o desenvolvimento das crianças




fonte:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO



FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO




Nome _________________________________________________________________________

Idade______________________ D.N. ________/_______/_________ Sexo ( ) M ( ) F

Nome do Pai ________________________________________________ Cel ________________

Nome da Mãe _______________________________________________ Cel ________________

Endereço _______________________________________________________________________

DADOS ESCOLARES

Série atual ____________________________________________Turma ____________________

Ano em que ingressou nessa Escola ________________________

Apresentou dificuldades de adaptação ( ) sim ( ) não ( ) só no início ( ) ainda sim

Escola de origem _________________________________________________________________

Segmento ( ) Particular ( ) Pública ( ) Comunitária ( ) Outra

Situação anterior ( ) Aprovado ( ) Repetente ( ) Dependência

Perfil do aluno:

ASPECTOS INÍCIO DO ANO FIM DO ANO

Alegre

Introvertido

Participativo

Atencioso

Agressivo

Dificuldade de socialização

Insira Mais



DADOS CLÍNICOS

Está em tratamento ( ) Sim ( ) Não Qual ___________________________________________

__________________________________________________________________________________

Toma algum remédio? ( ) Sim ( ) Não _______________________________________________

__________________________________________________________________________________

Apresenta alguma especial ( ) Visual ( ) Mental ( ) Motora ( ) Auditiva

Descreva __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

DADOS FAMILIARES

Com quem mora ( ) Pai ( ) mãe ( ) Irmãos quantos___________ ( ) avó ( ) avô

( ) Tio ( ) Tia ( ) Primos ____

*Que horas dorme________________*Que horas acorda___________

Quais os programas de televisão costuma assistir _______________________________________




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PLANEJAMENTO JARDIM E PRÉ ESCOLA




PLANEJAMENTO JARDIM E PRÉ ESCOLA
JARDIM I - PORTUGUÊS


OBJETIVO

1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.

2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).

3. Desenvolver Orientação espacial.

CONTEÚDO

• Coordenação viso-motora:

1. Desenho livre.

2. Labirinto.

3. Pintura.

4. Recorte e colagem.

5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

• Percepção visual:

1. Cor.

2. Forma.

3. Tamanho

4. Detalhes.

5. Complementação de figuras.

6. Letras (a, e, i, o, u).

• Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.

• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.

ESTRATÉGIA

Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.

Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

MATEMÁTICA

OBJETIVO

Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.

Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.

Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.

CONTEÚDO

• Estruturas lógicas:

1. Discriminação (semelhanças e diferenças).

2. Comparação.

3. Identificação.

4. Conjuntos.

5. Correspondência.

6. Cores.

• Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).

• Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

• Medidas:

1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).

2. Distância entre os objetos (longe, perto).

3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).

4. Massa (leve, pesado).

5. Temperatura (quente, frio).

6. Som (alto, baixo).

7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

ESTRATÉGIA

• Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.

• Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.

• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.

2. Desenvolver socialização.

3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.

4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.

5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.

6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

CONTEÚDO

• Eu/Família/Casa.

• Escola

• Meios de Transporte/Trânsito.

• Meios de Comunicação.

• Profissões.

• Datas Comemorativas:

1. Carnaval.

2. Páscoa.

3. Dia Nacional do Livro Infantil.

4. Dia do Índio.

5. Dia do Trabalho

6. Dia das Mães.

7. São João.

8. Dia dos Pais.

9. Dia do Soldado.

10. Folclore.

11. Independência.

12. Dia da Árvore.

13. Primavera.

14. Semana do Trânsito.

15. Dia das Crianças.

16. Proclamação da República.

17. Primavera.

18. Dia da Árvore.

19. Natal e outros.

ESTRATÉGIA

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

CIÊNCIAS

OBJETIVO

• Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.

• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.

• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.

• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.

• Nomear e reconhecer diferentes animais.

• CONTEÚDO

• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).

• A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).

ESTRATÉGIA

• Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.

• Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ARTES

OBJETIVO

• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

• Artes: desenho livre e pintura.

• Sucata.

• Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

• Material de sucata e criatividade do professor.

• Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

• Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

• Permitir que a criança seja independente.

• Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

• Mante-la ocupada.

• Levar a criança a participar das atividades de grupo.





JARDIM II

PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

OBJETIVO

1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.

2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.

3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.

4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.

6. Iniciação as famílias silábicas.



CONTEÚDO

• Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.

• Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.

• Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.

• Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).

• Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.



ESTRATÉGIA

• Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.

• Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.

• Histórias, músicas, vídeo e livros.

• Atividades com sucatas (ex: embalagens).

• Jogos, brincadeiras e material pedagógico.



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.

Correção das lições e atividades.

Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.



JARDIM II

MATEMÁTICA –

OBJETIVO

1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.

2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.

3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.

4. Desenvolver o processo de adição.



CONTEÚDO

• Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.

• Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.

• Operação com Números: adição: total até 9.

• Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).

• Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.

• Fração: inteiro/metade.



ESTRATÉGIA

1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.

2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.

3. Recorte, colagem e pintura.

4. Atividade com sucatas.

5. Músicas e histórias.

6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.



AVALIAÇÃO

Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.

Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.



ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO

• Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.

• Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.

• Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.

• Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.



CONTEÚDO

• Desenho.

• Pintura.

• Impressão.

• Recorte.

• Alinhavo.

• Tapeçaria.

• Colagem.

• Modelagem.

• Dobradura.

• Montagem.

• Construção.



ESTRATÉGIA

1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.

2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.

3. Revista, jornal e sucata.

4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.



AVALIAÇÃO

Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.



CIÊNCIAS

OBJETIVO

1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.

2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.

3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.

4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.

5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.

6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.

7. Explorar o ambiente em que vive.



CONTEÚDO

• As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.

• Alimento/Culinária.

• Plantas/Horticultura.

• Animais.



ESTRATÉGIA

• Explorar o meio em que estamos.

• Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.

• Pinturas colagens, recortes.

• Horta.

• Passeios, excursões.

• Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).

• Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.

• Alimentos (frutas, verduras, legumes).



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.



INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO

1. Adaptar a criança à escola e à vida social.

2. Promover condições de um convívio agradável.

3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.

4. Adquirir habilidades sociais.

5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.

6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.



CONTEÚDO

• Eu/Família.

• Casa/Comunidade.

• Escola.

• Meios de Transporte/Meios de Comunicação.

• Datas Comemorativas:

• (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.



ESTRATÉGIA

1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.

2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.



INGLÊS

OBJETIVO

1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).

2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.

3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.



CONTEÚDO

• Cores.

• Números.

• Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.

• Músicas.



ESTRATÉGIA

• Vídeo.

• Cartazes.

• Desenhos.

• Atividades gráficas.

• Pintura, colagem e recorte.



AVALIAÇÃO

Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.Pronúncia e o interesse.



OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.Permitir que a criança seja independente.

3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

6. Mante-la ocupada.

7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.



PRÉ (alfabetização)



PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

I - PERÍODO PREPARATÓRIO

OBJETIVO

• Desenvolver coordenação motora fina.

• Discriminação esquerda direita.

• Organizar espacialmente os traçados no papel.

• Desenvolver coordenação viso-motora.



CONTEÚDO

1. Exercícios para desenvolver:

• esquema corporal;

• esquema espacial;

• orientação temporal;

• coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);

• percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);

• lateralidade.

• Desenvolver campo lingüístico.



ESTRATÉGIA

• Exercícios gráficos em folhas.

• Jogos.

• Brincadeiras.

• Músicas.

• Histórias.

• Atividades com sucata.

• Cartazes.

• Atividades em caderno pedagógico.



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motora, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.



II – ALFABETIZAÇÃO

1)- VOGAIS

OBJETIVOS

1. Identificar, ler e escrever as vogais.

2. Discriminar os sons oral e nasal.

3. Discriminar sons aberto e fechado.

4. Completar palavras de acordo com as figuras.

5. Traçar vogais corretamente.

6. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.



CONTEÚDO

Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.

Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.



ESTRATÉGIA

• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.

• Execução de exercícios gráficos.

• Cartazes.

• Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).

• Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).

• Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.



AVALIAÇÃO

Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.

Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.



2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS

OBJETIVO

1. Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.

2. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.

3. Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.



CONTEÚDO

• Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.

• Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.

• Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.



ESTRATÉGIA

• Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.

• Transcrição, cópias, ditados e exercícios.

• Leitura, recorte e colagem.



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.



3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS

OBJETIVO

1. Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.

2. Automatizar o processo de formação.

3. Empregar corretamente o uso das famílias.

4. Treinar a escrita.

5. Executar os exercícios corretamente.



CONTEÚDO

• Palavras-chave, famílias silábicas.

• Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.

• Ortografia.



ESTRATÉGIA

1. Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.

2. Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.



AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.

Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.

Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.



MATEMÁTICA

OBJETIVO

1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.

2. Identificar figuras geométricas.

3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).

4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.

5. Ampliar os conceitos matemáticos.

6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.



CONTEÚDO

• Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.

• Conjuntos (unitário, vazio).

• Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.



ESTRATÉGIA

Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.



AVALIAÇÃO

Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.

Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.



ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO

1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.

2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.

3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.

4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.



CONTEÚDO

• Desenho.

• Pintura.

• Impressão.

• Recorte.

• Alinhavo.

• Tapeçaria.

• Colagem.

• Modelagem.

• Dobradura.

• Montagem.

• Construção.



ESTRATÉGIA

• Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.

• Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.

• Revista, jornal e sucata.

• Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.



AVALIAÇÃO

Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.



CIÊNCIAS

OBJETIVO

1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.

2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.

3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.

4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.

5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.

6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.

7. Explorar o ambiente em que vive.



CONTEÚDO

• As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.

• Alimento/Culinária.

• Plantas/Horticultura.

• Animais.



ESTRATÉGIA

• Explorar o meio em que estamos.

• Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.

• Pinturas colagens, recortes.

• Horta.

• Passeios, excursões.

• Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).

• Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.

• Alimentos (frutas, verduras, legumes).



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.



INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO

1. Adaptar a criança à escola e à vida social.

2. Promover condições de um convívio agradável.

3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.

4. Adquirir habilidades sociais.

5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.

6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.



CONTEÚDO

• Eu/Família.

• Casa/Comunidade.

• Escola.

• Meios de Transporte/Meios de Comunicação.

• Datas Comemorativas:

• (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.



ESTRATÉGIA

Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.

Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.



AVALIAÇÃO

Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.



INGLÊS

OBJETIVO

1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).

2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.

3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.



CONTEÚDO

• Cores.

• Números.

• Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.

• Músicas.



ESTRATÉGIA

• Vídeo.

• Cartazes.

• Desenhos.

• Atividades gráficas.

• Pintura, colagem e recorte.



AVALIAÇÃO

Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.

Pronúncia e o interesse.



OBJETIVOS SÓCIO- EMOCIONAIS

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

1. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

2. Permitir que a criança seja independente.

3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

6. Mante-la ocupada.

7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.



Função Social e Educacional da Escola

A escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a família; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos para conhecer esses grupos sociais, e o fará partindo do próprio universo infantil: a família, a casa, a escola, a comunidade, as profissões, datas comemorativas,etc.



ASPECTOS BIOLÓGICOS

Ao propor atividades que visam à observação e compreensão de determinados aspectos biológicos, a pré-escola está fornecendo à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para posterior estudo das ciências naturais.

O trabalho prático poderá se realizar através de alguns itens: as partes do corpo humano, higiene e saúde, alimentação, animais plantas, etc.



CONTEÚDO

Conteúdo é tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações.É por meio de conteúdos que transmitimos e assimilamos conhecimento, mas é também por meio do conteúdo que praticamos operações cognitivas, desenvolvemos hábitos e habilidades e trabalhamos as atitudes, de maneira que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.



ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOSPORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM:

Os trabalhos com as crianças na área lingüística e viso-motora têm como objetivos:

Ampliar o vocabulário, aquisição de fonemas e comunicação;

Ampliar a linguagem e pensamento desenvolvendo a Expressão Oral através de histórias, músicas, teatros, danças, recitação de versos, poemas ou parlendas, dramatizações, hora da novidade, conversas, recados, jogos e brincadeiras;

Dar iniciação a expressão escrita, noções elementares da gramática e a leitura.

Desenvolver o campo perceptivomotor, a partir do esquema corporal –coordenação motora-ampla ou grossa - até chegar aos dedos –coordenação motora-fina.



MATEMÁTICA:

Será desenvolvido o Campo do raciocínio lógico matemático, no qual a criança se tornará capaz de:

• Perceber, identificar e aplicar os conhecimentos como: posições (frente/atrás), dimensões grande/médio/pequeno),comprimento curto/comprido), altura (alto/baixo), peso (leve/pesado), distância (perto/longe), volume (cheio/vazio), quantidades (muito/pouco), disposição e posição dos objetos (em cima/embaixo/ao lado/entre);

• Manipular livremente o conjunto universo blocos lógicos – para formar seqüências e agrupar em subconjuntos de: cor, forma, tamanho e espessura;

• Identificar e formar conjuntos (vazio, unitário, com muitos e poucos elementos);

• Identificar e apontar os numerais (ex: de 0 a 9), relacionando o número isoladamente;

• Identificar cores primárias e secundárias: vermelho/amarelo: laranja; azul/vermelho: roxo; azul/amarelo: verde; branco/preto: cinza;

• Reconhecer números ordinais e último;

• Identificar e nomear formas geométricas;

• Resolver problemas orais e perceber quantidades diferentes em relação as diversas situações (a mesma quantidade de líquido em recipientes diferentes, por exemplo);

• Identificar meio e inteiro;

• Desenvolver operações matemáticas (adição, subtração)



ARTES PLÁSTICAS:

Nesta área ocorre o desenvolvimento da coordenação e habilidade motoras, aumentado a capacidades de organizar o espaço e o domínio de técnicas. Os exercícios de pintura, por exemplo, farão as crianças conhecerem o valor das cores e de suas combinações.

O professor deve permanecer como observador, orientador e amigo; estimular a criatividade e o capricho que o trabalho merece; incentivar a economia no gasto do material usado, informando que assim durará mais tempo; estar seguro da aula que vai dar.



CIÊNCIAS:

Um programa de ciências na pré-escola deve partir dos interesses das crianças, de suas necessidades imediatas e do meio em que elas vivem. Temos com objetivos gerais: desenvolver as habilidades de observar, descrever, analisar, classificar, medir; explorar o ambiente em que vive; estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem seu meio; enriquecer suas experiências; adquirir o gosto pelas pesquisas e descobertas; adquirir hábitos de uma vida sadia em relação à higiene, alimentação, eliminação, recreação.



INTEGRAÇÃO SOCIAL:

A pré-escola tem como principal função aprimorar a sociabilidade das crianças, favorecendo: uma convivência feliz no lar, na escola e na sociedade; a auto-realização, a eficiência no trabalho e o civismo; experiências que promovam o desenvolvimento pessoal; a auto-orientação, a cooperação, a responsabilidade, a amizade, a cortesia, o respeito às outras pessoas, boas maneiras, bons hábitos, etc.



INGLÊS:

Será proporcionado às crianças o contato com outro idioma, através de atividades, músicas, vídeos, cartazes, desenhos e pinturas.



INFORMÁTICA:

Visando facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares o uso do computador no processo pedagógico apresenta dois objetivos básicos: melhorar a qualidade de ensino e familiarizar o jovem com uma nova tecnologia, no qual utilizaremos software educativo e atividades complementares.



EDUCAÇÃO FÍSICA (JUDÔ/BALÉ/JOGOS/BRINCADEIRAS):

As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, etc.

Essas atividades incluídas no plano curricular da pré-escola, oferecem uma educação integral concorrendo com o desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico.



JOGOS E BRINCADEIRAS:

Algumas sugestões que ajudarão a utilizar os jogos e brincadeiras de forma mais adequada e proveitosa no ensino:

a) Defina, de forma clara e precisa, os objetivos a serem atingidos com a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras podem ser usados para adquirir determinados conhecimentos (conceitos, princípios e informações), para praticar certas habilidades cognitivas e para aplicar algumas operações mentais ao conteúdo fixado.

b) Determine os conteúdos que serão abordados ou fixados através da aprendizagem pelo jogo ou pela brincadeira.

c) Formule as regras de forma clara e precisa para que não dêem margem de dúvidas.

d) Especifique os recursos ou materiais que serão usados durante a realização do jogo ou brincadeira, preparando-os com antecedência ou verificando se estão completos e em perfeito estado para serem utilizados.

e) Explique aos alunos, oralmente ou por escrito, as regras do jogo ou brincadeira, transmitindo instruções claras e objetivas, de modo que todos entendam o que é para ser feito ou como proceder.

f) Permita a participação, a motivação e estimulação de todos os integrantes do grupo ou equipe.

Como qualquer aula, os jogos e brincadeiras também devem ser planejados. O trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação; ajuda a prever e superar dificuldades e contribui para consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficiência da ação.


fonte:http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com