Minha turma em quadrinhos
Segue abaixo o projeto da minha turma de primeiro ano do Ensino Fundamental :
“MINHA TURMA EM QUADRINHOS”A escolha do projeto foi baseada no pouco conhecimento inicial da turma 1ª etapa A no gênero textual das histórias em quadrinhos e no pouco gosto pela leitura.Nossa escola fica situada no bairro da Chatuba, em Mesquita, Rio de Janeiro numa comunidade com pouco poder aquisitivo, em que muitas casas não têm o ambiente letrado, proporcionando poucas experiências de leitura e escrita para as crianças. Durante o 2º bimestre do ano de 2008 foi inserido no roteiro semanal um dia da roda de leitura para a história em quadrinhos através de transparências, xerox de histórias e o próprio gibi. Aproveitando a época de festa junina comecei com o gibi do Chico Bento, lendo e discutindo o contexto e características caipiras dos personagens. Na volta do 3º bimestre comecei a ler com eles os gibis da turma da Mônica.Logo houve uma identificação das crianças com o universo infantil da “Turma da Mônica”, o que proporciona trabalhar também com outros gêneros textuais além da história em quadrinhos. Os recursos visuais, o texto coloquial escrito só em letras maiúsculas , as onomatopéias, ajudaram muito na interpretação, antecipação do enredo, atribuição de sentidos em ações e emoções que se passam nas histórias.Nossa escola não possui sala de leitura ou biblioteca (mas deve ter no próximo ano após a obra que está sendo realizada). A escola não possui um gibi. Por isso organizei uma campanha de doação entre os alunos da sala para montarmos uma gibiteca na sala. A arrecadação foi pouca, somente 6 gibis que foram complementados com 10 que eu levei. Os gibis são emprestados para os alunos lerem na sala.· TEMPO ESTIMADO DO PROJETO: 2 MESES.· AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:- Poucos alunos da turma sabiam o que era gibi ou histórias em quadrinhos.- Poucos já haviam lido.- Não tinham conhecimento de como ler (sentido que seguem os quadrinhos e falas), balões diferentes, onomatopéias.- Pouca segurança para ler sozinho.* OBJETIVOS:- Formar leitores e produtores de textos.- Estimular o prazer de ler.- Ativar conhecimentos prévios por meio da leitura de imagens e símbolos;- Fazer leitura e análise de imagens e extrair do contexto.* CONTEÚDOS:- Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.- Produção de histórias em quadrinhos.- Produção coletiva de cartas e convites.- Leituras coletivas de histórias.* ETAPAS:- Uma vez por semana utilizar transparências com histórias da turma da Mônica no retroprojetor para o momento da leitura por prazer. Apresentar de forma a mostrar a sequência de como se lê gibis, seguindo os quadrinhos e levar os alunos a atentar para as expressões fisionômicas dos personagens, dos balões e onomatopéias com a finalidade de que ele possa antecipar e inferir as informações do texto.- Conversar com a turma sobre como seria fazer um gibi. O que seria necessário. O que tem no gibi. As características das histórias em quadrinhos e seus personagens.- Formar uma mini-gibiteca na sala que era utilizada após terminadas as atividades do dia.- Fazer uma lista com o nome dos personagens da turma da Mônica e partir desse tema para várias atividades de leitura e escrita.- Em grupo criar histórias que posteriormente serão usadas para escrever e ilustrar para a montagem de um gibizão.- Desenvolver uma campanha de arrecadação de dinheiro para a compra de gibis, para formar uma gibiteca para o uso de toda escola. Essa arrecadação será feita através da venda de cartelas de adesivos. Da colaboração dos professores e demais funcionários da escola. E também da doação de gibis.- Escrever uma carta coletiva para os alunos de outras escolas com o objetivo de pedir doações de gibis.- Ler notícias sobre a Mônica retiradas do seu site oficial.- Durante a semana da Feira Literária todas as turmas devem escolher um autor para defender que seu nome seja escolhido para a nova sala de leitura da escola.Minha turma irá divulgar e defender a candidatura do Mauricio de Sousa. Faremos uma roda de leitura em que toda escola passará para conhecer um pouco do Maurício e das histórias da Turma da Mônica. Meus alunos lerão e ajudarão os alunos de outras turmas a lerem as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.- Confeccionar convite para que os pais e a comunidade escolar possa comparecer no lançamento do gibizão da 1ª etapa A.* AVALIAÇÃOA avaliação está será feita através da observação e registro de observações e participações dos alunos durante a resolução de situações-problema, sugestões de como realizar as atividades, de como se propõe a escrever e a ler, de seus hábitos de leitura.
Segue abaixo o projeto da minha turma de primeiro ano do Ensino Fundamental :
“MINHA TURMA EM QUADRINHOS”A escolha do projeto foi baseada no pouco conhecimento inicial da turma 1ª etapa A no gênero textual das histórias em quadrinhos e no pouco gosto pela leitura.Nossa escola fica situada no bairro da Chatuba, em Mesquita, Rio de Janeiro numa comunidade com pouco poder aquisitivo, em que muitas casas não têm o ambiente letrado, proporcionando poucas experiências de leitura e escrita para as crianças. Durante o 2º bimestre do ano de 2008 foi inserido no roteiro semanal um dia da roda de leitura para a história em quadrinhos através de transparências, xerox de histórias e o próprio gibi. Aproveitando a época de festa junina comecei com o gibi do Chico Bento, lendo e discutindo o contexto e características caipiras dos personagens. Na volta do 3º bimestre comecei a ler com eles os gibis da turma da Mônica.Logo houve uma identificação das crianças com o universo infantil da “Turma da Mônica”, o que proporciona trabalhar também com outros gêneros textuais além da história em quadrinhos. Os recursos visuais, o texto coloquial escrito só em letras maiúsculas , as onomatopéias, ajudaram muito na interpretação, antecipação do enredo, atribuição de sentidos em ações e emoções que se passam nas histórias.Nossa escola não possui sala de leitura ou biblioteca (mas deve ter no próximo ano após a obra que está sendo realizada). A escola não possui um gibi. Por isso organizei uma campanha de doação entre os alunos da sala para montarmos uma gibiteca na sala. A arrecadação foi pouca, somente 6 gibis que foram complementados com 10 que eu levei. Os gibis são emprestados para os alunos lerem na sala.· TEMPO ESTIMADO DO PROJETO: 2 MESES.· AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:- Poucos alunos da turma sabiam o que era gibi ou histórias em quadrinhos.- Poucos já haviam lido.- Não tinham conhecimento de como ler (sentido que seguem os quadrinhos e falas), balões diferentes, onomatopéias.- Pouca segurança para ler sozinho.* OBJETIVOS:- Formar leitores e produtores de textos.- Estimular o prazer de ler.- Ativar conhecimentos prévios por meio da leitura de imagens e símbolos;- Fazer leitura e análise de imagens e extrair do contexto.* CONTEÚDOS:- Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.- Produção de histórias em quadrinhos.- Produção coletiva de cartas e convites.- Leituras coletivas de histórias.* ETAPAS:- Uma vez por semana utilizar transparências com histórias da turma da Mônica no retroprojetor para o momento da leitura por prazer. Apresentar de forma a mostrar a sequência de como se lê gibis, seguindo os quadrinhos e levar os alunos a atentar para as expressões fisionômicas dos personagens, dos balões e onomatopéias com a finalidade de que ele possa antecipar e inferir as informações do texto.- Conversar com a turma sobre como seria fazer um gibi. O que seria necessário. O que tem no gibi. As características das histórias em quadrinhos e seus personagens.- Formar uma mini-gibiteca na sala que era utilizada após terminadas as atividades do dia.- Fazer uma lista com o nome dos personagens da turma da Mônica e partir desse tema para várias atividades de leitura e escrita.- Em grupo criar histórias que posteriormente serão usadas para escrever e ilustrar para a montagem de um gibizão.- Desenvolver uma campanha de arrecadação de dinheiro para a compra de gibis, para formar uma gibiteca para o uso de toda escola. Essa arrecadação será feita através da venda de cartelas de adesivos. Da colaboração dos professores e demais funcionários da escola. E também da doação de gibis.- Escrever uma carta coletiva para os alunos de outras escolas com o objetivo de pedir doações de gibis.- Ler notícias sobre a Mônica retiradas do seu site oficial.- Durante a semana da Feira Literária todas as turmas devem escolher um autor para defender que seu nome seja escolhido para a nova sala de leitura da escola.Minha turma irá divulgar e defender a candidatura do Mauricio de Sousa. Faremos uma roda de leitura em que toda escola passará para conhecer um pouco do Maurício e das histórias da Turma da Mônica. Meus alunos lerão e ajudarão os alunos de outras turmas a lerem as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.- Confeccionar convite para que os pais e a comunidade escolar possa comparecer no lançamento do gibizão da 1ª etapa A.* AVALIAÇÃOA avaliação está será feita através da observação e registro de observações e participações dos alunos durante a resolução de situações-problema, sugestões de como realizar as atividades, de como se propõe a escrever e a ler, de seus hábitos de leitura.
ESSE PROJETO É DA MINHA COLEGA ALINE, ACHEI MUITO MARAVILHO ESSE TRABALHO DELA.PARABÉNS ALINE ....
3 comentários:
Olá!
Fiquei muito satisfeita com a sua visitinha pelo nosso Blog!
Continue a aparecer e deixe o seu comentário!
Os Escritores de Palmo e Meio vão adorar saber que tem alguém do Brasil a visitar-nos!
Beijo
oi, gostei mt da sua visita, obrigada por me add, volte sempre e não deixe de comentar. Bjs, Damaris
Olá Simone,
Muito obrigada pela visita ao Jardim de Cruzeiro e pelo simpático comentário.
Aproveitei para conhecer mais um cantinho interessante e cheio de ideias bonitas.
Volte sempre!
Beijinhos da Sala do Arco-íris
Postar um comentário