quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PORTFÓLIO



O Portfólio...
"Portfolio: um álbum do crescimento, da aprendizagem e do desenvolvimento"(Parente, 2002)
"Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança."(Grubb e Courtney, 1996)
"O portfolio é o registo do processo de aprendizagem da criança: o que a criança está a aprender e como progride na aprendizagem: como pensa, questiona, analisa, sintetiza, produz e cria; e como interage – intelectual, emocional e socialmente – com os outros."(Grace, 1992)
“Compilação organizada e intencional de evidências que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança realizada ao longo do tempo.”(McAfee e Leong, 1997)

"Para ser considerado portfolio, o processo de colecção deve implicar as crianças a seleccionar as evidências e a reflectir sobre elas"(Grubb e Courtney, 1996)



Um comentário:

Sara disse...

O ano passado inicii os portfólios com os meus meninos, dá muito trabalho mas o resultado final é muito positivo.