segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHA A: Coordenação motora e agilidade.Parte iniciaL: chão quente.•Formação: livre.•Desenvolvimento: O jogo desenrola-se como todos os jogos de pegar, entretanto, quem estiver com os pés no ar, não poderão ser apanhados.Parte principal: O primeiro a pegar a bola.•Formação: Quatro colunas.•Material: uma bola.Desenvolvimento: As quatro colunas terão que ficar uma de frente para outra e a bola ficará no centro das colunas. Irei numerar os alunos conforme a quantidade de alunos na coluna.Ditarei um numero, por exemplo, o número 2, todos os números dois terão que dar uma volta anti horário por volta das outras colunas e passar por debaixo das pernas da sua equipe (coluna) para pegar a bola. E assim sucessivamente até todos participarem. Vence a equipe que fizer mais pontos.Bola nas costas.•Formação: Duas colunas e em duplas.•Materiais: Duas bolas.•Desenvolvimento: ao sinal, cada dupla com a bola entre as costas terão que correr até um determinado lugar e voltar com a bola nas mãos, entregar para a próxima dupla esses terão que fazer o mesmo. Assim sucessivamente até terminar a coluna. Vence a coluna que terminar primeiro. Parte final: Minha mala.•Formação: circulo e sentado.•Desenvolvimento: Irei começar falando: - Eu levo em minha viagem uma mala...A brincadeira se desenvolve com a continuação da frase, tendo o aluno que repití-la e colocar mais alguma coisa que ele levaria na viagem. E assim sucessivamente até todos participarem.







Elefantinho coloridoAs crianças ficam em roda e uma delas fala:__ Elefante colorido!Os outros perguntam:__ De que cor ele é?A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se nãoachar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.


Batata quenteTodos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguintecanção:__ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho sequeimou!Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.

EstátuaFaz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção:“A casinha da vovó,cercadinha de cipó,o café tá demorando,com certeza não tem pó!Brasil! 2000!Quem mexer saiu!”.Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar, quem será quevai ganhar?



Nenhum comentário: