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Construção do repertório de cálculos memorizados
Bloco de Conteúdo
Matemática
Conteúdo
Operações com Números Naturais
Objetivo
Construir e/ou ampliar o repertório de cálculos memorizados.
Conteúdos
Adição e subtração.
Anos
2º e 3º.
Tempo estimado
Podem realizadas durante todo o ano, assegurando-se a variação do grau de dificuldade, a fim de propiciar que o repertório seja ampliado permanentemente.
Atividade 1
JOGO DE BATALHA
Materiais necessários: cartas de baralho convencional ou confeccionadas em cartolina.
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla um baralho convencional (ou cartas confeccionadas em cartolina). As faces devem ficar voltadas para baixo, separadas em dois montes. Um aluno por vez retira a primeira carta de cada monte, faz a soma e argumenta acerca do resultado com o amigo. Se acertar a soma fica com as cartas. Ganha o jogo quem terminar com mais cartas.
Atividade 2
TABULEIRO CHEIO
Materiais necessários: dois dados por dupla (podem ser dados convencionais com a numeração de 1 a 6, ou adaptados com numeração maior) e um tabuleiro por aluno.
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas. Um aluno por vez joga os dados, faz a soma, conversa com o amigo sobre o resultado, a fim de verificar se está correto. Depois, preenche, em seu tabuleiro, a quantidade de “casas” igual ao resultado da soma. Vence quem completar o tabuleiro primeiro.
Exemplo:
Atividade 3
FICHAS DE ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO
Materiais necessários: fichas com somas (várias, para que possam ser distribuídas por duplas de alunos).
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla várias fichas (pode ser uma aula para os cálculos de adição e outra para os cálculos de subtração, além de poder misturar os dois). Essas fichas devem ficar sobre a mesa com as faces voltadas para baixo. Um aluno por vez pega uma das cartas e faz a soma. O aluno deve explicar como pensou para resolver e o amigo da dupla deverá “concordar” com o resultado. Caso haja discordância, eles deverão argumentar até entrarem em um acordo. Em seguida, anotam as somas no caderno.
Atividade 4
ROLETAS DA ADIÇÃO
Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Essas roletas deverão ser fixadas na parte baixa da lousa (onde se coloca o giz), apenas por um percevejo, para que seja possível “girá-las”. Duas setas colocadas na lousa (podem ser desenhadas também).
Encaminhamentos: chame um aluno de cada vez para girar as roletas e fazer a soma dos números que pararem nas setas. O aluno deverá fazer a soma e explicar aos colegas como chegou ao resultado.
Atividade 5
ROLETA DA SUBTRAÇÃO
Materiais necessários: uma roleta (confeccionada em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Fixar a roleta de maneira que seja possível “girá-la”. Escreva na lousa o número 10 e o sinal de menos para que os alunos efetuem os cálculos.
Encaminhamentos: depois de escrever o número 10 seguido do sinal de menos e de fixar a roleta na lousa com uma seta apontando para ela, chame um aluno de cada vez para girar a roleta e fazer a subtração indicada pela seta. Exemplo: 10 - 7
O aluno deverá fazer a subtração e explicitar qual foi sua estratégia para a resolução.
Atividade 6
ROLETAS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina). Uma delas contendo apenas múltiplos de 10 (as dezenas inteiras) e outra contendo os números de 0 até 10. Fixar as roletas de maneira que seja possível “girá-las”.
Encaminhamentos: chame um aluno de cada vez para girar as roletas e fazer a soma dos números que pararem nas setas. Exemplo: 80 + 8. O aluno deverá fazer a soma e explicar aos colegas como chegou ao resultado.
Atividade 7
DITADO DO MAIS 1 OU MENOS 1
Materiais necessários: folha para registro ou caderno.
Regra: ouvir o número ditado pela professora, sempre acrescentar 1 ao número ditado e registrar o resultado do cálculo (ou sempre subtrair 1)
Encaminhamentos: defina se o ditado será de adição ou subtração e dite um número de cada vez. Espere que os alunos registrem os cálculos e, em seguida, converse com o grupo se é fácil ou difícil resolver esses cálculos e o porquê.
Elaboração de cartaz
Para auxiliar os alunos a tomarem consciência da ampliação do repertório que estão construindo, elabore um cartaz que revele os cálculos que já sabem. É interessante nomear os cálculos como “fáceis e difíceis” e pedir que justifiquem o porquê de tal categorização. Com o decorrer das aulas e a esperada ampliação de repertório, é possível “mudar de lugar” os cálculos, passando-os de ‘difíceis’ para ‘fáceis’.
Discussão e reflexão nas aulas
É indispensável que haja um trabalho de reflexão coletiva, considerando esses cálculos como objeto de estudo. O objetivo é permitir que os alunos validem seus próprios recursos e incorporem estratégias de outros alunos. Dessa maneira, esse repertório de cálculos memorizados se constituirá como apoio para a resolução de cálculos mais complexos. Ele permitirá, também, que sejam feitas análises entre as relações e propriedades tanto do sistema de numeração quanto das operações envolvidas em cada tipo de cálculo (ainda que essas não sejam formuladas como tais nas séries iniciais).
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Repertório de resultados de cor
Bloco de Conteúdo
Matemática
Conteúdo
Operações com Números Naturais
Objetivo
- Ampliar o repertório memorizado.
Conteúdo
- Repertório de resultados de cor.
Anos
1º ao 5º.
Desenvolvimento
1º ano
Nessa etapa inicial, o trabalho de memorização deve ter foco nos seguintes repertórios:
- Adição e subtração de 1 a qualquer algarismo. Por exemplo, 3 + 1 e 8 - 1.
- Adição e subtração de números de um algarismo, como 4 + 2 e 6 + 3.
- Adições que tenham como resultado 10, como 7 + 3 e 2 + 8.
- Subtrações com base no 10. Por exemplo, 10 - 7 e 10 - 2.
- Adição e subtração de 10 a qualquer algarismo, como 5 + 10.
- Subtrações que tenham como resultado1, como 8 - 7 e 3 - 2.
- Adições de números de um algarismo a 10, 20, 30, como 1 + 10.
- Adições de múltiplos de 10 que totalizem 100, como 40 + 60.
- Conhecimento da propriedade comutativa, como 2 + 3 = 3 + 2.
- Cálculo de dobro de números até 10. Por exemplo, 7 + 7 e 8 + 8.
2º ano
Amplie o repertório com as seguintes operações:
- Subtrações que tenham como resultado 10, como 14 - 4 e 16 - 6.
- Adições que tenham como resultado 100, como 75 + 25.
- Adições de um determinado número a 100, por exemplo 100 + 14.
- Subtrações de dezenas com base no 100, por exemplo 100 - 30.
- Relações de dobro e metade, como a metade de 12 e o dobro de 6.
3º ano
O repertório passa a englobar o campo multiplicativo, ampliando alguns resultados que já vinham sendo trabalhados no campo aditivo, como dobro e metade. E mais:
- Subtrações que tenham como resultado 1, 10 e 100, como 5 - 4 = 1, 19 - 9 = 10 e 300 - 200 = 100.
- Múltiplos dos primeiros números, de 2 até 10, como 2 x 3 ou 5 x 4.
- Cálculos de triplo e terço. Por exemplo, 3 x 3 ou 9 : 3.
4º e 5º anos
É o momento de fazer atividades que recuperem os resultados já trabalhados, principalmente os cálculos de multiplicação. A seguir, trabalhe as seguintes operações:
- Contar de 100 em 100 a partir de qualquer número (741, 841, 941...)
- Metades e dobros de números de três ou quatro algarismos, como metade de 160 e dobro de 2.300.
- Adições e subtrações que resultem em1.000. Por exemplo, 1.820 - 820.
- Adições e subtrações de múltiplos de 1.000, com até quatro algarismos, como 2.000 + 4.000 e 9.000 - 2.000.
- Adição e subtração de qualquer número a múltiplos de 1.000, como 3.456 + 1.000 e 8.653 - 6.000.
- Divisores de 10 (1, 2, 5 e 10), 12 (1, 2, 3, 4, 6 e 12) e 15 (1, 3, 5 e 15).
- Frações mais comuns dos números inteiros, como 1/4 de 12 = 3.
- Dobros e metades de frações, como dobro de 1/3 e metade de 3/4.
- Adição e subtração das frações mais usuais, como 1/2 + 1/4.
- Adição e subtração de decimais, como 1 - 0,25; 10 + 1,50.
- Estimativa de valores dos ângulos mais usuais. Por exemplo, 45º = metade de 90º, 30º = terça parte de 90º, 135º = 90º + 45º e 60º = 30º x 2.
Avaliação
Para saber quais resultados a turma já conhece de cor, use um quadro de sistematização - por exemplo, uma tabela com alguns cálculos para serem preenchidos em um curto espaço de tempo. O que ainda não estiver memorizado pode ser tema para atividades do cotidiano, como jogos.
Consultoria: Priscila Monteiro
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e formadora do projeto Matemática É D+, com base na proposta do livro Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas.
FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/construcao-repertorio-calculos-memorizados-498349.shtml