segunda-feira, 28 de setembro de 2009

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Construção do repertório de cálculos memorizados
Bloco de Conteúdo
Matemática

Conteúdo
Operações com Números Naturais


Objetivo
Construir e/ou ampliar o repertório de cálculos memorizados.

Conteúdos
Adição e subtração.

Anos
2º e 3º.

Tempo estimado
Podem realizadas durante todo o ano, assegurando-se a variação do grau de dificuldade, a fim de propiciar que o repertório seja ampliado permanentemente.

Atividade 1
JOGO DE BATALHA
Materiais necessários: cartas de baralho convencional ou confeccionadas em cartolina.
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla um baralho convencional (ou cartas confeccionadas em cartolina). As faces devem ficar voltadas para baixo, separadas em dois montes. Um aluno por vez retira a primeira carta de cada monte, faz a soma e argumenta acerca do resultado com o amigo. Se acertar a soma fica com as cartas. Ganha o jogo quem terminar com mais cartas.

Atividade 2
TABULEIRO CHEIO
Materiais necessários: dois dados por dupla (podem ser dados convencionais com a numeração de 1 a 6, ou adaptados com numeração maior) e um tabuleiro por aluno.
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas. Um aluno por vez joga os dados, faz a soma, conversa com o amigo sobre o resultado, a fim de verificar se está correto. Depois, preenche, em seu tabuleiro, a quantidade de “casas” igual ao resultado da soma. Vence quem completar o tabuleiro primeiro.

Exemplo:



Atividade 3
FICHAS DE ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO
Materiais necessários: fichas com somas (várias, para que possam ser distribuídas por duplas de alunos).





Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla várias fichas (pode ser uma aula para os cálculos de adição e outra para os cálculos de subtração, além de poder misturar os dois). Essas fichas devem ficar sobre a mesa com as faces voltadas para baixo. Um aluno por vez pega uma das cartas e faz a soma. O aluno deve explicar como pensou para resolver e o amigo da dupla deverá “concordar” com o resultado. Caso haja discordância, eles deverão argumentar até entrarem em um acordo. Em seguida, anotam as somas no caderno.

Atividade 4
ROLETAS DA ADIÇÃO
Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Essas roletas deverão ser fixadas na parte baixa da lousa (onde se coloca o giz), apenas por um percevejo, para que seja possível “girá-las”. Duas setas colocadas na lousa (podem ser desenhadas também).



Encaminhamentos: chame um aluno de cada vez para girar as roletas e fazer a soma dos números que pararem nas setas. O aluno deverá fazer a soma e explicar aos colegas como chegou ao resultado.

Atividade 5
ROLETA DA SUBTRAÇÃO
Materiais necessários: uma roleta (confeccionada em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Fixar a roleta de maneira que seja possível “girá-la”. Escreva na lousa o número 10 e o sinal de menos para que os alunos efetuem os cálculos.



Encaminhamentos: depois de escrever o número 10 seguido do sinal de menos e de fixar a roleta na lousa com uma seta apontando para ela, chame um aluno de cada vez para girar a roleta e fazer a subtração indicada pela seta. Exemplo: 10 - 7
O aluno deverá fazer a subtração e explicitar qual foi sua estratégia para a resolução.

Atividade 6
ROLETAS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina). Uma delas contendo apenas múltiplos de 10 (as dezenas inteiras) e outra contendo os números de 0 até 10. Fixar as roletas de maneira que seja possível “girá-las”.



Encaminhamentos: chame um aluno de cada vez para girar as roletas e fazer a soma dos números que pararem nas setas. Exemplo: 80 + 8. O aluno deverá fazer a soma e explicar aos colegas como chegou ao resultado.

Atividade 7
DITADO DO MAIS 1 OU MENOS 1
Materiais necessários: folha para registro ou caderno.
Regra: ouvir o número ditado pela professora, sempre acrescentar 1 ao número ditado e registrar o resultado do cálculo (ou sempre subtrair 1)
Encaminhamentos: defina se o ditado será de adição ou subtração e dite um número de cada vez. Espere que os alunos registrem os cálculos e, em seguida, converse com o grupo se é fácil ou difícil resolver esses cálculos e o porquê.



Elaboração de cartaz
Para auxiliar os alunos a tomarem consciência da ampliação do repertório que estão construindo, elabore um cartaz que revele os cálculos que já sabem. É interessante nomear os cálculos como “fáceis e difíceis” e pedir que justifiquem o porquê de tal categorização. Com o decorrer das aulas e a esperada ampliação de repertório, é possível “mudar de lugar” os cálculos, passando-os de ‘difíceis’ para ‘fáceis’.

Discussão e reflexão nas aulas

É indispensável que haja um trabalho de reflexão coletiva, considerando esses cálculos como objeto de estudo. O objetivo é permitir que os alunos validem seus próprios recursos e incorporem estratégias de outros alunos. Dessa maneira, esse repertório de cálculos memorizados se constituirá como apoio para a resolução de cálculos mais complexos. Ele permitirá, também, que sejam feitas análises entre as relações e propriedades tanto do sistema de numeração quanto das operações envolvidas em cada tipo de cálculo (ainda que essas não sejam formuladas como tais nas séries iniciais).







Repertório de resultados de cor
Bloco de Conteúdo
Matemática

Conteúdo
Operações com Números Naturais

Objetivo
- Ampliar o repertório memorizado.

Conteúdo
- Repertório de resultados de cor.

Anos
1º ao 5º.

Desenvolvimento
1º ano
Nessa etapa inicial, o trabalho de memorização deve ter foco nos seguintes repertórios:

- Adição e subtração de 1 a qualquer algarismo. Por exemplo, 3 + 1 e 8 - 1.
- Adição e subtração de números de um algarismo, como 4 + 2 e 6 + 3.
- Adições que tenham como resultado 10, como 7 + 3 e 2 + 8.
- Subtrações com base no 10. Por exemplo, 10 - 7 e 10 - 2.
- Adição e subtração de 10 a qualquer algarismo, como 5 + 10.
- Subtrações que tenham como resultado1, como 8 - 7 e 3 - 2.
- Adições de números de um algarismo a 10, 20, 30, como 1 + 10.
- Adições de múltiplos de 10 que totalizem 100, como 40 + 60.
- Conhecimento da propriedade comutativa, como 2 + 3 = 3 + 2.
- Cálculo de dobro de números até 10. Por exemplo, 7 + 7 e 8 + 8.

2º ano
Amplie o repertório com as seguintes operações:

- Subtrações que tenham como resultado 10, como 14 - 4 e 16 - 6.
- Adições que tenham como resultado 100, como 75 + 25.
- Adições de um determinado número a 100, por exemplo 100 + 14.
- Subtrações de dezenas com base no 100, por exemplo 100 - 30.
- Relações de dobro e metade, como a metade de 12 e o dobro de 6.

3º ano
O repertório passa a englobar o campo multiplicativo, ampliando alguns resultados que já vinham sendo trabalhados no campo aditivo, como dobro e metade. E mais:

- Subtrações que tenham como resultado 1, 10 e 100, como 5 - 4 = 1, 19 - 9 = 10 e 300 - 200 = 100.
- Múltiplos dos primeiros números, de 2 até 10, como 2 x 3 ou 5 x 4.
- Cálculos de triplo e terço. Por exemplo, 3 x 3 ou 9 : 3.

4º e 5º anos
É o momento de fazer atividades que recuperem os resultados já trabalhados, principalmente os cálculos de multiplicação. A seguir, trabalhe as seguintes operações:

- Contar de 100 em 100 a partir de qualquer número (741, 841, 941...)
- Metades e dobros de números de três ou quatro algarismos, como metade de 160 e dobro de 2.300.
- Adições e subtrações que resultem em1.000. Por exemplo, 1.820 - 820.
- Adições e subtrações de múltiplos de 1.000, com até quatro algarismos, como 2.000 + 4.000 e 9.000 - 2.000.
- Adição e subtração de qualquer número a múltiplos de 1.000, como 3.456 + 1.000 e 8.653 - 6.000.
- Divisores de 10 (1, 2, 5 e 10), 12 (1, 2, 3, 4, 6 e 12) e 15 (1, 3, 5 e 15).
- Frações mais comuns dos números inteiros, como 1/4 de 12 = 3.
- Dobros e metades de frações, como dobro de 1/3 e metade de 3/4.
- Adição e subtração das frações mais usuais, como 1/2 + 1/4.
- Adição e subtração de decimais, como 1 - 0,25; 10 + 1,50.
- Estimativa de valores dos ângulos mais usuais. Por exemplo, 45º = metade de 90º, 30º = terça parte de 90º, 135º = 90º + 45º e 60º = 30º x 2.

Avaliação
Para saber quais resultados a turma já conhece de cor, use um quadro de sistematização - por exemplo, uma tabela com alguns cálculos para serem preenchidos em um curto espaço de tempo. O que ainda não estiver memorizado pode ser tema para atividades do cotidiano, como jogos.

Consultoria: Priscila Monteiro
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e formadora do projeto Matemática É D+, com base na proposta do livro Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas.
FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/construcao-repertorio-calculos-memorizados-498349.shtml

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