quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O SANDUICHE DA MARICOTA

Jogo Lógico




Materiais:
Ingredientes do sanduíche confeccionados (desenhos pintados e recortados) pelas crianças, em cartolina ou papelão;
Roleta com os ingredientes, confeccionada pelo professor com os desenhos dos ingredientes

Desenvolvimento:
Após o professor contar a história e fazer alguns comentários com a turma, ele propõe um jogo de compra, no qual cada criança deverá rolar a roleta que indicará qual o ingrediente a ser comprado. Termina o jogo assim que o sanduíche estiver montado na ordem apresentada na historia. Além disso, pode-se explorar ainda mais a classificação e seriação através da atividade proposta, ficando a critério do professor axplorar novas formas para trabalhar.

Os alunos também podem seriar os ingredientes quanto as cores, classificar os personagens da historia quanto ao tamanho. Organizarem os pesonagens na ordem como aparecem na história; personagem 1 (galinha), personagem 2 (o bode), personagem 3 (o gato), personagem 4 (cachorro), etc. De modo que, em um primeiro momento eles contem oralmente sobre esta sequência de personagens, e após representem-nos em forma de desenho em uma folha entregue pelo professor.

Cartinhas para o jogo:






O SANDUICHE DA MARICOTA "PROJETO"

O Sanduíche da Maricota


A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.
Mas quando ia comer, a campainha tocou.
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:- Vixe! Falta aí um capim.
Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:- Falta a sardinha.
João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.E educado, sugeriu:- Coloquem nele um bom osso.Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.Olhou o esquisito recheio:-Melhora se puser mel.
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:- Claro que falta banana!-Banana? Sardinha? Mel?
Era o rato Aleixo.-Milho? Osso? Capim? Argh!!!- Vocês esqueceram o queijo!
A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:- Falta galinha!Maricota ficou brava:- Fora daqui minha gente!Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido._ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.









CONTINUAÇÃO