quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ESTOU DE FÉRIAS

Estarei fora alguns dias, pois viajou hoje .
Mas volto no dia 15/01.
Um beijo para todos.
Até breve....



DESEJO Á TODAS VCS COLEGAS....BEIJOS

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

OLHA MAIS CARINHAS DIVERTIDAS
















CARINHAS DIVERTIDAS

Fiz essas carinhas para decorar a minha sala o ano 2009.Ficou muito fofas.















PORTFÓLIO



O Portfólio...
"Portfolio: um álbum do crescimento, da aprendizagem e do desenvolvimento"(Parente, 2002)
"Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança."(Grubb e Courtney, 1996)
"O portfolio é o registo do processo de aprendizagem da criança: o que a criança está a aprender e como progride na aprendizagem: como pensa, questiona, analisa, sintetiza, produz e cria; e como interage – intelectual, emocional e socialmente – com os outros."(Grace, 1992)
“Compilação organizada e intencional de evidências que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança realizada ao longo do tempo.”(McAfee e Leong, 1997)

"Para ser considerado portfolio, o processo de colecção deve implicar as crianças a seleccionar as evidências e a reflectir sobre elas"(Grubb e Courtney, 1996)



domingo, 14 de dezembro de 2008

TRABALHO MARAVILHOSO



Minha turma em quadrinhos
Segue abaixo o projeto da minha turma de primeiro ano do Ensino Fundamental :
“MINHA TURMA EM QUADRINHOS”A escolha do projeto foi baseada no pouco conhecimento inicial da turma 1ª etapa A no gênero textual das histórias em quadrinhos e no pouco gosto pela leitura.Nossa escola fica situada no bairro da Chatuba, em Mesquita, Rio de Janeiro numa comunidade com pouco poder aquisitivo, em que muitas casas não têm o ambiente letrado, proporcionando poucas experiências de leitura e escrita para as crianças. Durante o 2º bimestre do ano de 2008 foi inserido no roteiro semanal um dia da roda de leitura para a história em quadrinhos através de transparências, xerox de histórias e o próprio gibi. Aproveitando a época de festa junina comecei com o gibi do Chico Bento, lendo e discutindo o contexto e características caipiras dos personagens. Na volta do 3º bimestre comecei a ler com eles os gibis da turma da Mônica.Logo houve uma identificação das crianças com o universo infantil da “Turma da Mônica”, o que proporciona trabalhar também com outros gêneros textuais além da história em quadrinhos. Os recursos visuais, o texto coloquial escrito só em letras maiúsculas , as onomatopéias, ajudaram muito na interpretação, antecipação do enredo, atribuição de sentidos em ações e emoções que se passam nas histórias.Nossa escola não possui sala de leitura ou biblioteca (mas deve ter no próximo ano após a obra que está sendo realizada). A escola não possui um gibi. Por isso organizei uma campanha de doação entre os alunos da sala para montarmos uma gibiteca na sala. A arrecadação foi pouca, somente 6 gibis que foram complementados com 10 que eu levei. Os gibis são emprestados para os alunos lerem na sala.· TEMPO ESTIMADO DO PROJETO: 2 MESES.· AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:- Poucos alunos da turma sabiam o que era gibi ou histórias em quadrinhos.- Poucos já haviam lido.- Não tinham conhecimento de como ler (sentido que seguem os quadrinhos e falas), balões diferentes, onomatopéias.- Pouca segurança para ler sozinho.* OBJETIVOS:- Formar leitores e produtores de textos.- Estimular o prazer de ler.- Ativar conhecimentos prévios por meio da leitura de imagens e símbolos;- Fazer leitura e análise de imagens e extrair do contexto.* CONTEÚDOS:- Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.- Produção de histórias em quadrinhos.- Produção coletiva de cartas e convites.- Leituras coletivas de histórias.* ETAPAS:- Uma vez por semana utilizar transparências com histórias da turma da Mônica no retroprojetor para o momento da leitura por prazer. Apresentar de forma a mostrar a sequência de como se lê gibis, seguindo os quadrinhos e levar os alunos a atentar para as expressões fisionômicas dos personagens, dos balões e onomatopéias com a finalidade de que ele possa antecipar e inferir as informações do texto.- Conversar com a turma sobre como seria fazer um gibi. O que seria necessário. O que tem no gibi. As características das histórias em quadrinhos e seus personagens.- Formar uma mini-gibiteca na sala que era utilizada após terminadas as atividades do dia.- Fazer uma lista com o nome dos personagens da turma da Mônica e partir desse tema para várias atividades de leitura e escrita.- Em grupo criar histórias que posteriormente serão usadas para escrever e ilustrar para a montagem de um gibizão.- Desenvolver uma campanha de arrecadação de dinheiro para a compra de gibis, para formar uma gibiteca para o uso de toda escola. Essa arrecadação será feita através da venda de cartelas de adesivos. Da colaboração dos professores e demais funcionários da escola. E também da doação de gibis.- Escrever uma carta coletiva para os alunos de outras escolas com o objetivo de pedir doações de gibis.- Ler notícias sobre a Mônica retiradas do seu site oficial.- Durante a semana da Feira Literária todas as turmas devem escolher um autor para defender que seu nome seja escolhido para a nova sala de leitura da escola.Minha turma irá divulgar e defender a candidatura do Mauricio de Sousa. Faremos uma roda de leitura em que toda escola passará para conhecer um pouco do Maurício e das histórias da Turma da Mônica. Meus alunos lerão e ajudarão os alunos de outras turmas a lerem as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.- Confeccionar convite para que os pais e a comunidade escolar possa comparecer no lançamento do gibizão da 1ª etapa A.* AVALIAÇÃOA avaliação está será feita através da observação e registro de observações e participações dos alunos durante a resolução de situações-problema, sugestões de como realizar as atividades, de como se propõe a escrever e a ler, de seus hábitos de leitura.





ESSE PROJETO É DA MINHA COLEGA ALINE, ACHEI MUITO MARAVILHO ESSE TRABALHO DELA.PARABÉNS ALINE ....

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

BRINCADEIRAS

BRINCADEIRAS INFANTISAmarelinhaFaz-se um desenho no chão com o seguinte formato:O primeiro jogador, joga a pedra no número 1 e com um pé só pula o 1 pisando no 2, 3 e 4 aomesmo tempo, 5 com um pé, 6 e 7? ao mesmo tempo, vira e volta, quando chegar no 2 pega apedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2 e assim em diante. Não pode pisar na linha senão é a vezdo outro.Elefantinho coloridoAs crianças ficam em roda euma delas fala:__ Elefante colorido!Os outros perguntam:__ De que cor ele é?A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se nãoachar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.Caixinha de surpresasAntes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro deuma caixinha.Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estivercom a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha eexecutar a tarefa. Continua até acabar os papéis.Batata quenteTodos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguintecanção:__ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho sequeimou!Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.Formando gruposAs crianças deverão ficar em roda girando e cantando. A professora irá bater palmas ou apitar emostrar um cartão que deverá ter um número. Se o número for o 4 por exemplo, as crianças saemda roda e formam grupos de quatro e depois voltam para a roda, continua a brincadeira até nãopoder formar mais grupos. Quem ficar de fora sai da brincadeira.EstátuaFaz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção:“A casinha da vovó,cercadinha de cipó,o café tá demorando,com certeza não tem pó!Brasil! 2000!Quem mexer saiu!”.Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar, quem será quevai ganhar?Cinco MariasPega-se cinco pedrinhas ou cinco saquinhos com areia dentro. Uma criança joga um saquinhopara cima e tenta pegar as que estão no chão antes que o saquinho que foi jogado para cima caia.Carrinho de mãoAntes de iniciar o jogo, deve-se marcar uma linha de saída e uma de chegada. Separado em doistimes, as crianças deverão se dividir em duas. Uma ficará na frente com as mãos no chão, a detrás irá segurar nos pés da primeira de modo que forme um carrinho. O que estiver com a mão nochão juntamente com o que estiver lhe segurando deverá correr até a linha de chegada. Ganha otime que chegar primeiro.Peixinhos e tubarõesSeparados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e dos tubarões. No momento emque tocar uma música baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma música alta,os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo. O peixinho que forpego vira tubarão.Tico-tico fuziladoCada crianças deverá ter uma latinha. De um lado ficam as crianças e do outro as latinhas. Cadacriança deverá jogar a bola, que poderá ser de meia ou de tênis, nas latinhas tentando acertar. Sea sua latinha for atingida você deverá correr para pegá-la antes que joguem a bola novamente. Senão conseguir será fuzilado, ou seja, deverá ficar de pé e escolher uma parte do seu corpo paraque o colega acerte o local indicado. Se for fuzilado três vezes sai da brincadeira.CeguinhoForma-se uma roda e uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na roda ecantar “Pai Francisco”. Quando o ceguinho bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para a frente e tocar nocolega para adivinhar quem é.Senhor caçadorAs crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outroscantam:“Senhor caçador,preste bem atenção!Não vá se enganar,Quando o galo cantar!Canta, galo!”Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. Se não descobrir pagará uma prenda queo galo dirá qual é.AlfândegaA criança diz a regra como por exemplo: só passa se for algo que voa. Se alguém falar vaca, não passa. Quem fez aregra diz se passa ou não passa. A finalidade é descobrir a regra.Ar, Terra e Mar.Idade: 5 anos e acima Material necessário: Giz branco e de cores, quadro negroA professora divide o quadro em 3 partes iguais. A seguir, ela desenha elementos quepossam pertencer a cada uma das seções. Como figuras de coisas do Ar, Terra eMar. Desenvolvimento: A professora aponta para uma criança e diz o nome de umanimal. A criança deve ir ao quadro e indicar o ambiente onde ele vive. Caso nãoacerte, a professora pode ajuda-la. Mais tarde a professora dirá: "Ar" ou "Terra" ou"Mar", e a criança dirá o nome de um animal que vive em um desses ambientes.Jogo do AnãoIdade: 5 anos e acima Material necessário: Quadro negro e cartões numerados Desenvolvimento:Prendem-se os cartões numerados, por exemplo de 1 a 30, no quadro ou na parede.Enquanto os alunos fecham os olhos, um aluno, o Anão, muda a posição de dois oumais cartões. Os alunos dirão depois quais os cartões que foram trocados, e um delesirá coloca-los outra vez em ordem.Anel.Início do jogo: As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãosunidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança. Inicia-seo jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentandodeixar o anel por entre mãos unidas: "Tome este anelzinho e não diga nada a ninguém". Aopercorrer todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, acriança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças,menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? Se a criançaescolhida acertar, deverá pagar uma prenda.Boca de forno .Início do jogo: Escolhe-se uma criança que é quem vai pedir as tarefas às outras. Inicia-se o jogo como diálogo entre as crianças e a criança que vai pedir as tarefas.-Boca de forno-Forno-Tirando bolo-Bolo-Jacarandá-Dá-Onde eu mandar-Vou-E se não for-Apanha um bolo-Remoinho, remoinho Em seguida, a criança dita as tarefas e exige qualquer coisa, como porexemplo: "Eu quero que você traga uma formiga" (este exemplo foi usado durante a observação).Todas as crianças saem a procura da formiga e, quando acham, levam-na para a criança que a pediu.Se alguma criança não trouxe o pedido, ganha um bolo.Bolo: tapa na mãoTarefa: encargo dado às crianças para ser cumprido. Regras:As respostas têm que ser dadas em conjunto. As crianças têm de executar as tarefas.Cachorro da vizinha.Início do Jogo: Escolhe-se uma criança para ser o cachorro, uma para ser a dona docachorro e das melancias e outra que será vizinha. As demais crianças do grupo serãoas melancias. As melancias se colocam agachadas uma ao lado da outra, a umadistância aproximada de um metro, ficará o cachorro e próximo a este, sua dona. Avizinha se aproxima e pede à vizinha que a deixe apanhar alguma coisa no seuquintal. A dona do cachorro responde: - Vá, mas cuidado com o cachorro! A outra seaproxima das crianças (melancias) como se escolhesse a melhor dando "choque" eleva uma correndo. O cachorro corre atrás latindo. As melancias roubadas são coladasem local próximo. A brincadeira prossegue até que todas as melancias sejamroubadas.Após isso, a dona sai com o cachorro à procura das melancias.Fim do Jogo: O jogo termina com a dona das melancias correndo atrás da vizinhaCadê o grilo.Início do jogo: forma-se uma fila com as crianças. Uma delas, escolhida aleatoriamente, fica nafrente da fila e pergunta:-Cadê o grilo? E segue o diálogo com a criança que for a primeira da fila.-Está lá atrás.A criança que está na frente da fila diz:-O que é que faz?A primeira da fila responde:-Corre atrás.Assim, ela sai correndo atrás da criança que está no fim da fila (última), dando voltas ao redor dafila (o número de voltas é indeterminado) até que a última se coloca no início da fila, passando aser a primeira. Faz-se novamente as mesmas perguntas para quem agora é a primeira.O jogo segue até quando a criança que está correndo atrás das outras conseguir pegar alguma,que passará a ser quem correrá atrás das outras.Fim do jogo: O fim se dá quando a criança que está correndo, após percorrer todas as criançasda fila, não conseguir pegar ninguém, ou quando não há mais interesse das crianças.Terminologia:Morreu careca: significa não pegar ninguém.O grilo: é sempre a última criança da fila.Regras:Quando a criança que estiver correndo atrás das outras conseguir pegar alguma delas,a criança que for pega será a que irá perseguir; e a que antes perseguia será aprimeira da fila.Caracol. topoInício do Jogo: É feito o desenho do caracol no chão (ver anexo). Forma-se a filaobedecendo a ordem de chegada na mesma. A seguir, o primeiro da fila começa a pular asdivisões do caracol com um só pé. Quando chegar ao centro do caracol, deve voltar até oinício, pulando também com um pé. Ao terminar, coloca-se no final da fila e o outro começaa pular e assim por diante.Fim do Jogo: O jogo dura até quando os participantes tiverem interesse.Terminologia:Caracol: Desenho feito no chão, formado por uma linha que se enrola um aspiral, dividida emquadrinhos.Linhar: Pisar sobre qualquer uma das linhas.Do mal: Quando não pode trocar de pé nem descansar.Do bem: Pode descansar e trocar de pé.Regras:Pular um de cada vez.Quem linhar passa a vez.Se for do bem pode trocar de pé e descansar no centro.Se for do mal não pode nem descansar e nem trocar de pé.Nos dois casos é proibido pular com os dois pés.Quem desobedecer as regras passa a vez.Considerações Gerais:O caracol é um jogopraticado com menor rigidez na obediência às regras, que envolve em menor número deregras que a macaca. Esta relacionado com a habilidade motora no traçado do desenho e depular com um pé só.PenaForam observadas crianças na faixa etária de 4 a 13 anos.Esta brincadeira consiste em amarrar uma linha com medida de 35 cm em um pedaço depapel ou plástico, sendo o mais usado o papel de bombom. Pega-se, depois, uma pedra eenrola-se a linha nele. Depois, atira-se para o ar, a pena se soltará e o objetivo dabrincadeira é desenvolvida paralelamente ao papagaio.Terminologia:Pena: linha amarrada em um pedaço de papel ou plástico.Bandeirinha: outro nome desta brincadeira..CarniçaForam observadas as crianças na faixa entre 10 e 13 anos.Desenvolvida em todos os períodos do ano e em todos os turnos.Início do Jogo: A brincadeira se inicia com um grupo de cerca de cinco participantes. É escolhido,em acordo, o participante que ficará no círculo feito no chão para os outros pularem sobre ele.A carniça é composta de 4 fases:A 1º - O participante do círculo inclina o tronco para frente, de modo que sua cabeça encoste noseu joelho, ficando de costas para os outros. Estes pularão sobre ele, podendo tocá-lo só as mãose nas costas. Esta fase tem o nome de "pular o muro do cemitério". Passando esta fase, oparticipante do círculo ficará na mesma posição, só que agora de lado para os outros participantes,repetindo o objetivo da fase anterior. Esta 2ª fase tem o nome de "Pular a Cerca".Na 3º fase, o participante do círculo fica em pé, de pernas afastadas para as laterais, de frentepara os outros, que têm de passar por debaixo de suas pernas, sem tocar nelas. Esta fase tem onome de "La vai a velha".Por último, o participante do círculo fica de costas, onde estes irão deencontro, aquele, dando cabeçada em suas nádegas. Esta fase é chamada "La vai o touro".Fim do Jogo: Se dá no cumprimento de todas as fases ou por discordância de opiniões.Terminologia:Carniça: Brincadeira com o mesmo nome.Lá vai o touro: 4º fase da carniça.Lá vai a velha: 3º fase da carniçaPular a cerca: 2º fase da carnicaPular o muro do cemitério: 1º fase da carniça.Regras:Nas três primeiras fases não se pode tocar com o corpo no participante do círculo, se este fortocado, o que tocou irá para o círculo.Considerações Gerais:Esta brincadeira tem como habilidade básica a motora e o equilíbrio.Dentro, Fora.Observadas crianças na faixa etária de 7 a 11 anos.É feito um círculo no chão e as crianças se colocam na parte exterior. Um outro participantecomeça a dar o comando: "Dentro" e "Fora". "Dentro" significa pular para parte interior do círculo;"fora" significa pular para a parte exterior do círculo. A criança que errar estará fora da brincadeira.Macaca; Brincadeiras de imitar (sapo, cavalinho) topoForam observadas crianças com crianças (quase que exclusivamente meninas ) na idade de 4 a 14anos.Início do Jogo: Existem três desenhos diferentes para a brincadeira de "macaca" (ver desenhosno final). Depois de decidir o tipo de macaca a brincar, as crianças passam o traçado do desenho eem seguida para a determinação da ordem de participação que é feita de acordo com a rapidezcom que as crianças pedem os números de ordem: pri, si, tri e assim por diante. Em seguida, cadajogador coloca sua pedra no local apropriado (desenho) e a primeira jogadora começa a pular comum e dois pés alternadamente, até que tenha pulado todas as casas do desenho. Voltando depois,e também pulando, pega sua pedra e sai da macaca. Ao conseguir isso, joga sua pedra de fora damacaca para a primeira casa e volta a pular, fazendo o mesmo percurso. A cada volta dada nodesenho pelo jogador, a pedra deste anda uma cada.Fim do jogo: Por desistência ou quando todas as casas foram ocupadas por capotes. O vencedoré aquele que consegue o maior número deles.OBS: Para três desenhos diferentes, a brincadeirafunciona da mesma maneira."Andoletá" (cantiga)An-do-le-táLe-pe-tiPe-ti-pe-táÉ café com chocolateAn-do-le-táOBS: Os componentes fazem formação de roda, onde se desloca a mão direita de forma a batercom a palma no dorso da mão direita do seu componente do lado e assim em diante. Estemovimento segue a silabação da música. O último a ser batido de acordo com a silabação damúsica sai da brincadeira."Carneirinho - Carneirão"Carneirinho, carneirão, neirão, neirão,Olha pro céuOlha pro chão, pro chão, pro chão.Pede a Deus, nosso Senhor, Senhor, SenhorPara nós se ajoelhar, se ajoelhar.Carneirinho, carneirão, neirão, neirão,Olha pro céu, olha pro chão, pro chão, pro chãoPede a Deus nosso Senhor, Senhor, SenhorPrá nós se alevantar, se alevantar.OBS: Os componentes seguem o comando da música."Atirei o Pau no Gato"Atirei o pau no ga - to - to, mas o ga - to - to não morreu - reu - reu.Dona Chica - ca admirou - se - seDo berrô, do berrô que o gato deuMiau."Achei um cachorrinho"Achei um cachorrinho na beira da ruaAchei dois cachorrinho na beira da ruaAchei três cachorrinho na beira da rua …OBS: Dependendo do número de participantes, à medida que for progredindo na letra da música,vão entrando mais crianças para a roda."Tanta Laranja Madura"Tanta laranja madura menina, que cor são elas,Elas são verde-amarela, vira (nome da menina) cor de canela.OBS: Cada vez que é dito o nome de uma participante (vira… cor de canela) esta ficará de costaspara roda."A Bênção da Vovó"Fui na Espanha buscar o meu chapéu azul e branco da cor daquele céu.Olha palma, palma, palma.Olha pé, pé, pé,Olha roda, roda, roda caranguejo peixe é,Caranguejo só é peixe na vazante da maré.Samba crioula que veio da Bahia pega a criança e joga na bacia,A bacia era de ouro, areada com sabão,Depois de areada, enxuga no roupão,O roupão era de seda,Camisinha de filó, cada um pega seu par e toma "bênça" da vovó.A - bênça vovó, A - bença vovó …(bênção) (bênção)


OLÁ AMIGAS

OLÁ amigas sinta-se á vontade em nosso blog,pois foi feito para vcs com muito carinho.As postagens são para nós educadoras que sempre queremos a cada dia obter novos conhecimentos.As sugestões são para nós, pode aproveitar tudo que vc achar de novidade.E conto com sua presença sempre.OBRIGADO...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!BJS


FÁCIL DE FAZER
















HO HO HO NATAL VEM AÍ...
















BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHA A: Coordenação motora e agilidade.Parte iniciaL: chão quente.•Formação: livre.•Desenvolvimento: O jogo desenrola-se como todos os jogos de pegar, entretanto, quem estiver com os pés no ar, não poderão ser apanhados.Parte principal: O primeiro a pegar a bola.•Formação: Quatro colunas.•Material: uma bola.Desenvolvimento: As quatro colunas terão que ficar uma de frente para outra e a bola ficará no centro das colunas. Irei numerar os alunos conforme a quantidade de alunos na coluna.Ditarei um numero, por exemplo, o número 2, todos os números dois terão que dar uma volta anti horário por volta das outras colunas e passar por debaixo das pernas da sua equipe (coluna) para pegar a bola. E assim sucessivamente até todos participarem. Vence a equipe que fizer mais pontos.Bola nas costas.•Formação: Duas colunas e em duplas.•Materiais: Duas bolas.•Desenvolvimento: ao sinal, cada dupla com a bola entre as costas terão que correr até um determinado lugar e voltar com a bola nas mãos, entregar para a próxima dupla esses terão que fazer o mesmo. Assim sucessivamente até terminar a coluna. Vence a coluna que terminar primeiro. Parte final: Minha mala.•Formação: circulo e sentado.•Desenvolvimento: Irei começar falando: - Eu levo em minha viagem uma mala...A brincadeira se desenvolve com a continuação da frase, tendo o aluno que repití-la e colocar mais alguma coisa que ele levaria na viagem. E assim sucessivamente até todos participarem.







Elefantinho coloridoAs crianças ficam em roda e uma delas fala:__ Elefante colorido!Os outros perguntam:__ De que cor ele é?A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se nãoachar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.


Batata quenteTodos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguintecanção:__ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho sequeimou!Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.

EstátuaFaz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção:“A casinha da vovó,cercadinha de cipó,o café tá demorando,com certeza não tem pó!Brasil! 2000!Quem mexer saiu!”.Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar, quem será quevai ganhar?